Sao Pedro do Ivaí

Recuperação de nascente e plantio de mudas nativas marcam o Dia da Árvore em São Pedro do Ivaí

Compartilhe no WhatsApp

Em uma demonstração de compromisso com o meio ambiente e em celebração ao Dia da Árvore, comemorado em 21 de setembro, a Secretaria de Meio Ambiente de São Pedro do Ivaí, com a colaboração do Instituto Água e Terra (IAT), realizou uma importante ação de conservação e proteção de nascentes. O evento aconteceu no dia 28 de setembro de 2023, no Sítio Nossa Senhora Aparecida, de propriedade do vereador e presidente da Câmara Municipal, José Carlos de Souza.

A iniciativa contou com a participação entusiasmada dos alunos das escolas municipais, que se uniram para o plantio de aproximadamente 120 mudas de espécies nativas nas proximidades das nascentes. “Essa ação é de suma importância para preservar e fortalecer a produção de água dessas fontes, que desempenham um papel vital no abastecimento de córregos e mananciais cruciais para o município”, ressalta a secretária de Meio Ambiente, Vanessa dos Santos.

A Prefeita de São Pedro do Ivaí, Maria Regina Della Rosa Magri, esteve no evento e destacou a relevância desse projeto, que teve seu início em 2011, e enfatizou a parceria sólida entre o município e o governo do Estado, representado pelo Instituto Água e Terra. “A conservação das nascentes é um investimento no futuro, assegurando um ambiente sustentável e saudável para as atuais e futuras gerações. Assim que voltamos à prefeitura, colocamos como prioridade a retomada do nosso programa de recuperação de nascentes e deu certo”.

Maurílio Villa, Chefe Regional do IAT-Ivaiporã, parabenizou o trabalho conjunto realizado com o município e enalteceu a importância dessas ações para a preservação ambiental. Villa também destacou um projeto semelhante em âmbito estadual, que tem como meta recuperar e proteger 30 mil nascentes.

O técnico Ricardo Augusto da Silva, da Divisão de Proteção de Mananciais, desempenhou um papel crucial na condução dos trabalhos práticos de conservação e proteção da nascente, utilizando a técnica de solo-cimento. “Essa iniciativa demonstra o compromisso contínuo com a preservação do meio ambiente em São Pedro do Ivaí e serve como um exemplo inspirador para outras comunidades”, afirma.

Este projeto ainda contou com o envolvimento das secretarias de Agricultura e de Agronegócios, inclusive, estiveram presentes os secretários, Adilson de Souza Costa, e Maycon Marana, respectivamente.

“Agindo Deus, quem impedirá?” Is 43:13

Dia do Trabalhador

Clique para ampliar

Kombucha da Si – Clique Vídeo

JR Martelinho de Ouro

André Quiroga

Clique para ouvir

Festa do Milho

Jornal Edição de Notícias

Resumo de Notícias Mensal

× Anuncie no site
%d blogueiros gostam disto: