Apucarana

Apucarana homenageia 80 mulheres pela contribuição delas para a construção de uma educação pública de qualidade

Compartilhe no WhatsApp

Apucarana completou oito décadas de emancipação política no último dia 28 de janeiro. Em alusão à data, a Autarquia Municipal de Educação homenageou 80 mulheres que muito contribuíram e ainda contribuem para a construção de um ensino público de qualidade e uma sociedade cada vez mais justa. A 10ª Noite da Mulher Educadora foi realizada ontem (25/3) no Cine Teatro Fênix.

Conforme dados do Censo Escolar 2022, são as mulheres que fazem a Educação Básica no Brasil. Elas correspondem a 97,2% dos profissionais que atuam nos CMEIs, 94,2% na pré-escola, 77,5% no Ensino Fundamental e 57,5% no Ensino Médio.

Já na rede municipal de educação de Apucarana, as mulheres somam mais de 90% dos servidores. São nutricionistas, psicólogas, pedagogas, diretoras, coordenadoras, professoras, secretárias, atendentes, merendeiras, zeladoras e estagiárias.

“A Noite da Mulher Educadora é a forma singela que encontramos de reconhecer e valorizar todas as mulheres que, muitas vezes, enfrentam uma jornada exaustiva a fim de cuidar das próprias casas, educar seus filhos e ainda investir em uma carreira profissional,” afirmou a secretária de educação, Marli Fernandes.

“As mulheres sempre lutaram e continuam lutando, ao lado dos homens, para construir Apucarana. Se vivemos atualmente em um município próspero e acolhedor, devemos isso a elas. Também é graças às professoras e servidoras que a nossa cidade oferta hoje a melhor educação do Paraná às suas crianças,” acrescentou o prefeito Junior da Femac.

Foram homenageadas na 10ª Noite da Mulher Educadora, a vice-presidente do Conselho Estadual de Educação do Paraná (CEE-PR), Clemência Maria Ferreira Ribas; a chefe de gabinete da Secretaria de Estado da Educação do Paraná (SEED-PR) e conselheira titular do CEE-PR, Silvana Avelar de Almeida Kaplum; a primeira-dama do município de Apucarana, Carmen Lúcia Izquierdo Martins; a professora aposentada da rede estadual de educação e mãe do prefeito Junior da Femac, Maria Toschi Venério Martins; a pioneira apucaranense Edite Ballan; a técnica do Núcleo Regional de Educação, Maria Aparecida Batista da Silva; a professora de música Maria de Lurdes Gonçalves Correia; a professora de dança Adriana Silva; e as diretoras mulheres dos colégios estaduais de Apucarana, Evelyn Partyka, Rosana Adriano, Márcia Fiorucci, Rosiney Campos, Cibele Barneze, Marlene Beletato e Daniele Violin.

Entre as servidoras da administração municipal de Apucarana, receberam a homenagem: Denise Canesin (Secretária da Mulher e Assuntos da Família); Maria Agar Borba Ferreira (Secretária da Promoção Artística, Cultural e Turística); Caroline Moreira Souza (Secretária de Obras); Sueli Aparecida de Freitas Pereira (Secretária da Fazenda); Jossuela Pirelli (Secretária de Assistência Social); Lucimara de Mattos (coordenadora pedagógica da Autarquia de Educação); Sueli Gomes Gonçalves (coordenadora do Polo da UAB); e uma representante de cada uma das 60 unidades de ensino da rede municipal de educação.

Durante a 10ª Noite da Mulher Educadora, as homenageadas e o público assistiram a uma palestra com o professor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Dr. César Nunes, e a apresentações musicais com a cantora Pérola Crepaldi, o saxofonista Fernando Machado da Silva e o pianista Clecio Borici Junior.

“Agindo Deus, quem impedirá?” Is 43:13

Dia do Trabalhador

Clique para ampliar

Kombucha da Si – Clique Vídeo

JR Martelinho de Ouro

André Quiroga

Clique para ouvir

Festa do Milho

Jornal Edição de Notícias

Resumo de Notícias Mensal

× Anuncie no site
%d blogueiros gostam disto: