(Crônica de Cláudia Yaísa G. da Silva)
Você já deve ter presenciado alguém no meio de uma discussão se justificar com a frase: “Ah, mas eu sou assim. Não tem como mudar!”. Hum… Será que essa afirmação tão irredutível é sempre correta? Vamos refletir.
É fato que cada um de nós temos uma personalidade e com ela um modo operante de estarmos no mundo, que se evidencia na forma como tomamos decisões, reagimos ao nosso entorno e nos relacionamos com as pessoas.
A personalidade é um modo de organização dos sujeitos, construída pouco a pouco a partir de vários fatores, como o aspecto biológico e o social. Portanto, não nascemos com uma personalidade pronta, ela é desenvolvida a partir da interação com o ambiente. Ainda que a personalidade seja uma estrutura relativamente estável, não é impossível que mudanças de atitudes e comportamentos possam acontecer.
A Psicoterapia é um bom exemplo de como podemos expandir e mudar o nosso modo de enfrentar e resolver problemas, mantendo a nossa estrutura de personalidade. Sempre existe algo novo a aprendermos e a nos desafiarmos.
Não se acomode na frase: “eu sou assim”. Busque aprimorar o seu ser, reconhecer as dificuldades e estimular as suas potencialidades! Quantas crianças com dificuldades de aprendizagem descobriram mais tarde diferentes talentos e habilidades! O fracasso, a vergonha, o medo podem até nos fazer desacreditar em algum momento, mas não podem nos parar! Pense nisso!
*Cláudia Yaísa Gonçalves da Silva é psicóloga, professora de Psicologia, Doutoranda em Psicologia Clínica pela USP, especialista em Psicanálise. Site www.psico.life / e-mail: [email protected] / Instagram: @psico.life / Facebook: Psico.Life
Fonte: Pixabay https://pixabay.com/pt/photos/pessoas-andar-homens-trabalho-2568530/