Arapongas Cláudia Yaísa Gonçalves da Silva

“Ah, mas eu sou assim. Não tem como mudar!”

Compartilhe no WhatsApp

(Crônica de Cláudia Yaísa G. da Silva)

Você já deve ter presenciado alguém no meio de uma discussão se justificar com a frase: “Ah, mas eu sou assim. Não tem como mudar!”. Hum… Será que essa afirmação tão irredutível é sempre correta? Vamos refletir.

É fato que cada um de nós temos uma personalidade e com ela um modo operante de estarmos no mundo, que se evidencia na forma como tomamos decisões, reagimos ao nosso entorno e nos relacionamos com as pessoas.

A personalidade é um modo de organização dos sujeitos, construída pouco a pouco a partir de vários fatores, como o aspecto biológico e o social. Portanto, não nascemos com uma personalidade pronta, ela é desenvolvida a partir da interação com o ambiente. Ainda que a personalidade seja uma estrutura relativamente estável, não é impossível que mudanças de atitudes e comportamentos possam acontecer.

A Psicoterapia é um bom exemplo de como podemos expandir e mudar o nosso modo de enfrentar e resolver problemas, mantendo a nossa estrutura de personalidade. Sempre existe algo novo a aprendermos e a nos desafiarmos.

Não se acomode na frase: “eu sou assim”. Busque aprimorar o seu ser, reconhecer as dificuldades e estimular as suas potencialidades! Quantas crianças com dificuldades de aprendizagem descobriram mais tarde diferentes talentos e habilidades! O fracasso, a vergonha, o medo podem até nos fazer desacreditar em algum momento, mas não podem nos parar! Pense nisso!

*Cláudia Yaísa Gonçalves da Silva é psicóloga, professora de Psicologia, Doutoranda em Psicologia Clínica pela USP, especialista em Psicanálise. Site www.psico.life / e-mail: [email protected] / Instagram: @psico.life / Facebook: Psico.Life

Fonte: Pixabay https://pixabay.com/pt/photos/pessoas-andar-homens-trabalho-2568530/

“Agindo Deus, quem impedirá?” Is 43:13

Dia do Trabalhador

Clique para ampliar

Kombucha da Si – Clique Vídeo

JR Martelinho de Ouro

André Quiroga

Festa do Milho

Pedal de São Benedito

Jornal Edição de Notícias

Resumo de Notícias Mensal

× Anuncie no site
%d blogueiros gostam disto: