Sabáudia

Sabáudia busca solução junto ao IBGE para corrigir número demográfico

Compartilhe no WhatsApp

O prefeito de Sabáudia, Moises Soares Ribeiro, recebeu nesta manhã de segunda-feira (19), o chefe da agência do IBGE na região, Antônio Norberto Schneider, para discutir sobre o censo populacional da cidade, que estão com os números atuais bastante desatualizados em relação aos números oficiais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.
Os números oficiais da população local correspondem a coleta de dados do Censo 2010, somando 6.096 pessoas e a população estimada em 2020, pelo IBGE soma 6.891, também muito aquém da realidade.
O município afirma que os números reais apontam uma população de aproximadamente 12 mil habitantes, devido ao crescimento populacional ocorrido nos últimos anos.
O prefeito lembrou que vários parâmetros podem ser usados para confirmar o crescimento da população como o número de registros de domicílios com a consulta de energia elétrica, ligações de rede de água da Sanepar, cadastro do SUS, entre outros que demonstram esse crescimento populacional bem maior que o apontado pelo IBGE.
Conforme Schneider, está prevista para 2022 a coleta do censo demográfico do IBGE para recontagem do índice populacional. No entanto, somente em 2023 os números trarão reflexos positivos para Sabáudia, com a comprovação do aumento da população.
Os índices populacionais atualizados são importantes para o município, que dependem do censo demográfico para o recebimento de recursos federais para aplicação na Educação, Saúde a Assistência Social, que acaba tendo um custo bem mais alto e uma receita inferior aos investimentos públicos.
Além do repasse menor recebido pelo Governo Federal, outros problemas como a quantidade inferior de doses de vacinas vêm sendo sentidos pelo município, que sofre com o atraso na faixa etária para a imunização contra a Covid-19.
Participaram da reunião a presidente da Câmara Legislativa, vereadora Leila Regina Pavezzi, o chefe de gabinete Juliano Beraldi, os advogados do município, Veríssimo Simões e Maitê Menck

“Agindo Deus, quem impedirá?” Is 43:13

Dia do Trabalhador

Clique para ampliar

Kombucha da Si – Clique Vídeo

JR Martelinho de Ouro

André Quiroga

Clique para ouvir

Festa do Milho

Jornal Edição de Notícias

Resumo de Notícias Mensal

× Anuncie no site
%d blogueiros gostam disto: