Cambira

REUNIÃO COM MULHERES VISA DESENVOLVER O TURISMO RURAL NO MUNICÍPIO DE CAMBIRA

Compartilhe no WhatsApp

Uma importante reunião, realizada na quinta-feira, 12 de agosto, marca a retomada dos trabalhos visando desenvolvimento do Turismo Rural em Cambira. Palestras, debates, trocas de informações, tomadas de decisões envolvendo um grupo de mulheres rurais empreendedoras, autoridades e técnicos envolvidos na temática do turismo, estabeleceram o início dos esforços visando atração turística no pós pandemia.
O grupo de mulheres mencionado trata-se de uma associação informal de senhoras e senhoritas, com empreendimentos rurais, que participaram, ao longo de alguns anos, de diversas capacitações voltadas ao turismo rural, com intuito em desenvolver um polo deste seguimento no município. São fundadoras da conhecida Feira das Mulheres Rurais, realizadas toda terça-feira, das 17:00 as 20:00 horas, no Bairro Jardim das Flores.
A reunião foi realizada no Recanto do Guerreiro, propriedade rural do Osmar Genovesi e da Cilse de Souza. Onde Cilse abriu as portas de seu novo empreendimento, voltado a recepção de turistas. Na ocasião, Leandro Araujo, extensionista do IDR-Paraná em Cambira, fez a abertura do evento apresentando o roteiro do que seria tratado naquela tarde, juntamente, Marcos de Oliveira (Marquinhos da Cafeeira) Secretário Municipal de Turismo desejou boas-vindas, passando informações referente ao Conselho Municipal de Turismo e outras governanças afins, e colocou-se à disposição do grupo para alavancar o setor. Na sequência houve uma apresentação sobre a Rota de Caminhadas “Desafio das Catedrais”, por seus coordenadores, Arnaldo Amaral Filho e Nilsa Helena Ruse, de Londrina, onde expuseram o histórico da rota, mostraram um trecho percorrido dentro do município de Cambira, na região Benjoim/Dourados, que pode ser uma oportunidade ao grupo de mulheres em obter benefícios com estes caminhantes.
Após, houve uma apresentação referente a Rota de Caminhada de Longa Distância Caminhos do Ivaí, pelo Adilson Novaes, Coordenador de Turismo Rural na Região de Apucarana pelo IDR-Paraná. Adilson detalhou este projeto em desenvolvimento, idealizado inicialmente pelo IDR-Paraná que está sendo desenvolvido através de 17 municípios parceiros da região, num percurso de aproximadamente 600 quilômetros.
Apontou que há um traçado de 22 quilômetros, deste percurso, pelas áreas rurais de Cambira, contando com suporte da Gestão Municipal, está havendo busca por pontos de apoio e sinalização da rota. É também uma oportunidade de negócio às mulheres empreendedoras que estavam presentes.
Depois das apresentações foi o momento para debates e opiniões entre os presentes, que analisaram as oportunidades que aí estão e elencaram diversas outras atividades possíveis para os próximos meses.
Além do público já mencionado, também marcou presença e colaborou com a organização e desenvolvimento da reunião o Secretário de Agricultura Norberto Pena dos Santos, o colaborador Marco Antônio da Silva e o Engenheiro Agrônomo Gregori Yuri de Melo.
O grupo de mulheres já agendou uma nova reunião, para início de setembro, objetivando estruturar uma importante atividade para contemplar a já traçada Rota “Caminhos de Cambira”, que é integrada por propriedades de várias participantes do grupo.

“Agindo Deus, quem impedirá?” Is 43:13

Dia do Trabalhador

Clique para ampliar

Kombucha da Si – Clique Vídeo

JR Martelinho de Ouro

André Quiroga

Clique para ouvir

Festa do Milho

Pedal de São Benedito

Jornal Edição de Notícias

Resumo de Notícias Mensal

× Anuncie no site
%d blogueiros gostam disto: