Apucarana Geral

Região levará 21 propostas para Conferência Estadual da Mulher

Compartilhe no WhatsApp

A 2ª Conferência Intermunicipal de Políticas Públicas para Mulheres, realizada em Apucarana na última semana e que reuniu cerca de 800 participantes em dois dias de programação nas dependências do campus Fecea da Unespar, divulgou nesta segunda-feira (10/08) que os grupos de trabalho definiram 21 propostas que serão levadas para debate junto à conferência estadual, que deve ser realizada nos próximos meses, em Curitiba.

Promovido pela Secretaria da Mulher e Assuntos da Família de Apucarana, em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres, a etapa intermunicipal contou com participantes oriundos de 13 municípios da região. “Cerca de 300 mulheres estiveram mobilizadas nos Grupos de Trabalho que discutiram e elegeram as melhores propostas do setor para serem levadas à conferência estadual”, destacou Denise Canesin Moisés Machado, secretária Municipal da Mulher e Assuntos da Família de Apucarana e que também preside o conselho municipal.

Ela destaca algumas propostas mais relevantes, dentre as 21 contribuições eleitas na etapa intermunicipal, sendo: a implantação e implementação de organismos e instrumentos de gestão de Política para Mulheres, constituídos por equipe interdisciplinar efetiva e embasado num plano (Estadual e Municipal) de Política para Mulheres. “A ideia é que isto seja construído com base em diagnóstico, levando-se em consideração, a diversidade e especificidade das mulheres de cada território”, explica Denise.

Outra proposta aprovada em destaque foi a transformação do Plano Nacional da Política para Mulheres em Política de  Estado. “Isso garantiria a responsabilidade de cada ente federativo, na implementação e execução efetiva da Política Pública para Mulheres”, considera a secretária. A terceira proposta em destaquer sugere a criação do Sistema Nacional de Políticas para Mulheres com articulações das Políticas Públicas, visando a garantia de direitos e fortalecimento ao atendimento as mulheres.

DELEGADAS – A 2ª Conferência Intermunicipal de Políticas Públicas para Mulheres também elegeu as delegadas de Apucarana que vão representar o município na Conferência Estadual. Pela sociedade civil o nome escolhido foi de Polyana Nadin (titular) e Isabel Cristina de Oliveira Azevedo (suplente). Já pelo poder governamental a representante é Patrícia de Oliveira Vecchi. A secretária de Apucarana, Denise Canesin Moisés Machado, vai liderar o grupo na condição de gestora.

A conferência teve como destaque a participação do Dr. Rosinha, ex-deputado federal, que com sua experiência de vários mandatos eletivos, discorreu sobre o Sistema Nacional de Políticas para as Mulheres. Também esteve presente no evento, a secretária executiva do Conselho Nacional dos Direitos da Mulher, Rosa de Azevedo. Em sua participação, ela falou sobre o sistema político com a participação efetiva das mulheres, e da luta pela igualdade.

A conferência foi prestigiada pelo Dr. Osvaldo Soares Neto, diretor do Fórum e representante do Poder Judiciário. Ele enalteceu a efetividade da Secretaria da Mulher e Assuntos da Família em Apucarana. “O trabalho é abrangente tendo como foco a conscientização da sociedade no enfrentamento da violência contra as mulheres, e na igualdade de acesso a direitos”, destacou o juiz.

O prefeito Beto Preto se manifestou satisfeito pela numerosa participação na conferência e a representação de todos os segmentos organizados de Apucarana e várias cidades da região. “O protagonismo feminino mostrou a sua força e mobilização pelos direitos das mulheres”, destacou.

Fonte: Prefeitura Municipal de Apucarana

“Agindo Deus, quem impedirá?” Is 43:13

Dia do Trabalhador

Clique para ampliar

Kombucha da Si – Clique Vídeo

JR Martelinho de Ouro

André Quiroga

Clique para ouvir

Festa do Milho

Jornal Edição de Notícias

Resumo de Notícias Mensal

× Anuncie no site
%d blogueiros gostam disto: