Início » Prefeitura e ONG Cão Sarado mudam casinhas de animais de rua de local
Arapongas Geral

Prefeitura e ONG Cão Sarado mudam casinhas de animais de rua de local

Compartilhe no WhatsApp
Na semana passada, a Prefeitura de Sabáudia, durante reunião com a ONG Protetora dos Animais Cão Sarado, tomou a decisão de transferir as casinhas onde ficam abrigados os animais de rua da cidade, do pátio da rodoviária para um terreno particular, visando o bem estar do animais, a higiene e a segurança da população.
Segundo o prefeito em exercício, Jair Oliveira, alguns fatores levaram a iniciativa da mudança, o que levou a Prefeitura a construir uma cobertura para abrigar as casinhas, protegendo-as do sol e da chuva.
Um dos motivos foi a questão da higiene e salubridade no local.Como a feira do Produtor, que acontece toda sexta-feira, comercializando produtos alimentícios, como salgados, doces, espetinhos e verduras, entre outros,  as fezes e urina feitas pelos animais deixavam o pátio sem condições de higiene para que os feirantes pudessem trabalhar de acordo com as normas sanitárias de saúde. O município dispõe de uma servidora para fazer a manutenção e limpeza do pátio e dos banheiros, mas a funcionária não tem condições devido a demanda de serviços gerais a serem mantidos no espaço público e nem se responsabilizar pela sujeira feita pelos cães.
Outro motivo foi a segurança do animais que permaneciam em um local com movimentação de veículos, como os ônibus de linha que usam o pátio para paradas, colocando os animais que por ali circulavam em risco de atropelamento ou maus tratos cometido por algum vândalo. A segurança dos usuários que utilizam os banheiros públicos também foram levadas em conta, já presença dos cães podem causar insegurança e medo. Como são animais que já vivem em condições de insegurança,  os mesmos, por serem irracionais, podem ter qualquer reação intempestiva e agressiva ou ficarem agitados com a grande circulação de pessoas no local, já que fica na área central da cidade, e morder alguma pessoa.
A presidente da ONG, Angela D’Agostini, que representou a entidade durante a reunião, também aprovou a iniciativa e disse que entendeu a posição tanto dos feirantes quanto da Prefeitura no que diz respeito ao que está sendo feito como medidas para proporcionar a segurança e saúde da coletividade. Ela própria ofereceu seu terreno particular, fora da área central, para abrigar a cobertura feita pela Prefeitura para acomodar as casinhas e os cães de rua da cidade. Angela pediu ainda que a comunidade local ajude a cuidar e vigiar os abrigos, que já sofreram vários atos de vandalismo, tendo sido várias vezes destruídos por vândalos. Segundo ela, sua intenção é colocar uma câmera de vigilância no local para que pessoas sem consciência de que o abandono e maus tratos de animais é crime não despejem filhotes e cães no local, transferindo o problema para os protetores, como já aconteceu no pátio da rodoviária.  
CASTRAÇÃO É A MEDIDA IDEAL
Ela alertou que a medida mais eficiente para minimizar o problema de possuir  muitos animais de rua na cidade é o controle de natalidade da população canina feito através da castração, diminuindo assim, o número de abandono. Na sua opinião, construir um canil municipal, não vai resolver o problema, mas sim, aumentá-lo,  já que cada vez mais o número de cães abandonados vai crescer, tornando o local como uma espécie de depósito de animais, e que os órgãos e entidades protetoras percam o controle da situação com a demanda de despesas com ração, remédios e cuidado veterinários.
A assessora da Feira do Produtor, Ivania Moreli, assim como os feirantes ouvidos, achou a iniciativa oportuna, já que as oito barracas comercializam produtos alimentícios e vinham sendo prejudicadas pela sujeira no local. Ela lembrou que a feira irá completar 10 anos de existência no dia 9 de dezembro e que é uma tradição local de opção gastronômica e de lazer que deve ser mantida sempre em busca melhorias visando as melhores condições possíveis para todos os sabaudienses.  

“Agindo Deus, quem impedirá?” Is 43:13

Clique para ampliar

Kombucha da Si – Clique Vídeo

JR Martelinho de Ouro

André Quiroga

Clique para ouvir

Noite de Queijos e Vinhos

Jornal Edição de Notícias

Resumo de Notícias Mensal

× Anuncie no site
%d blogueiros gostam disto: