Sabáudia

PREFEITO DE SABÁUDIA COBRA MAIS VACINAS DO GOVERNO DO ESTADO

Compartilhe no WhatsApp

SAÚDE

Na tarde de ontem, dia 12, o prefeito de Sabáudia, Moises Soares Ribeiro, fez uma reunião virtual com a Secretaria Estadual da Saúde para expor a realidade do município e pedir o envio de maior quantidade de vacinas anticovid para atender a população acima dos 18 anos.

A reunião virtual aconteceu na sala da Secretaria Municipal da Saúde e contou com as presenças da vice-prefeita Cristiane Viana dos Santos Bortolo, do Secretário Claudemir Bélgamo e da vereadora e presidente do Legislativo, Leila Regina Pavezzi.

Enquanto algumas cidades do Estado já estão com a vacinação bem adiantada, Sabáudia ainda está na faixa etária de 45 anos, bem como alguns outros municípios que passam pela mesma situação.

Os critérios para definição da quantidade de doses enviadas aos municípios são de acordo com o último censo demográfico do IBGE, de 2010, que aponta a população da cidade com 6.096 pessoas e a população estimada, de 2020, com apenas 6.891 pessoas.
No entanto, o prefeito esclarece que a defasagem do censo faz com que Sabáudia esteja atrasada: “Com o censo do IBGE bastante desatualizado, posso afirmar que a população real do município é o dobro do registrado oficialmente pelo Ministério da Saúde, por isso ainda a vacinação por faixa etária ainda bem aquém do esperado”, lamenta.

Conforme explicou Moises, Sabáudia está tomando providências e reunindo documentos que comprovem o número bem maior da população. Já a Secretaria Estadual se comprometeu em repassar os documentos que indicam o maior número de habitantes no município ao Tribunal de Contas, para que o envio de doses seja adequado à realidade local.

“A quantidade de ligações de água, através da Sanepar e de energia elétrica, da Copel, vão ajudar no levantamento do número de habitantes, podendo assim, elevar a quantidade mais vacinas para a população sabaudiense”, afirmou o prefeito.

O vacinômetro, um indicador de imunização contra a Covid-19, divulgado pelo departamento de vacinação periodicamente informa que 3.188 pessoas já receberam a primeira dose e 1.031 a segunda dose até o dia 12 de julho, totalizando 4.219 doses enviadas ao município.

O calendário de vacinação contra a Covid-19 é estabelecido pela Secretaria Estadual da Saúde, através da distribuição de doses, enviadas pela 16ª Regional de Saúde de Apucarana, que depende do Ministério da Saúde para receber os lotes de vacinas.

“Agindo Deus, quem impedirá?” Is 43:13

Dia do Trabalhador

Clique para ampliar

Kombucha da Si – Clique Vídeo

JR Martelinho de Ouro

André Quiroga

Clique para ouvir

Festa do Milho

Jornal Edição de Notícias

Resumo de Notícias Mensal

× Anuncie no site
%d blogueiros gostam disto: