Dia 10 de abril de 2019 ficará marcado na história da ciência. Isso porquê foi divulgado ao mundo a primeira imagem da história de um buraco negro. A imagem foi feita através da colaboração internacional por meio do projeto Event Horizon Telescope (Telescópio Horizonte de Eventos), que coleciona telescópios por todo o globo terrestre, e juntos formaram um telescópio virtual do tamanho da Terra, para que a o trabalho pudesse ser realizado.
O buraco negro “fotografado”, está localizado na galáxia M87, a uma distância de 55 milhões de anos-luz do planeta Terra, e possui uma massa equivalente a 6.5 bilhões de vezes a massa do nosso Sol. Já seu diâmetro se consiste em algo em torno de 40 bilhões de quilômetros.
Além da imagem, foram divulgados todos os artigos científicos que envolveram o processo do projeto. Trabalhos esses que trazem mais uma confirmação para a Teoria da Relatividade Geral, proposta pelo Físico Albert Einstein em 1915.
O que é um buraco negro?
Um buraco negro é formado a partir do colapso de uma estrela supermassiva. Quando essa estrela explode, a única parte restante é o seu núcleo, que não consegue vencer a força da gravidade e acaba se comprimindo infinitamente dando origem a uma singularidade no espaço-tempo – uma região em que tudo que está em volta é sugado para o seu interior. Essa região passa a ser conhecida como um buraco negro, ou seja, um corpo situado no espaço que devora tudo ao seu redor, sugando mesmo até a luz que possui uma velocidade de 300 mil quilômetros por segundo.
Gabriel Carneiro