Notícias Geral

Pela primeira vez na história astrônomos divulgam uma imagem real de um buraco negro

Compartilhe no WhatsApp

 

Dia 10 de abril de 2019 ficará marcado na história da ciência. Isso porquê foi divulgado ao mundo a primeira imagem da história de um buraco negro. A imagem foi feita através da colaboração internacional por meio do projeto Event Horizon Telescope (Telescópio Horizonte de Eventos), que coleciona telescópios por todo o globo terrestre, e juntos formaram um telescópio virtual do tamanho da Terra, para que a o trabalho pudesse ser realizado.

O buraco negro “fotografado”, está localizado na galáxia M87, a uma distância de 55 milhões de anos-luz do planeta Terra, e possui uma massa equivalente a 6.5 bilhões de vezes a massa do nosso Sol. Já seu diâmetro se consiste em algo em torno de 40 bilhões de quilômetros.

Além da imagem, foram divulgados todos os artigos científicos que envolveram o processo do projeto. Trabalhos esses que trazem mais uma confirmação para a Teoria da Relatividade Geral, proposta pelo Físico Albert Einstein em 1915.

O que é um buraco negro?

Um buraco negro é formado a partir do colapso de uma estrela supermassiva. Quando essa estrela explode, a única parte restante é o seu núcleo, que não consegue vencer a força da gravidade e acaba se comprimindo infinitamente dando origem a uma singularidade no espaço-tempo – uma região em que tudo que está em volta é sugado para o seu interior. Essa região passa a ser conhecida como um buraco negro, ou seja, um corpo situado no espaço que devora tudo ao seu redor, sugando mesmo até a luz que possui uma velocidade de 300 mil quilômetros por segundo.    

 

Gabriel Carneiro

Ofertas Molicenter – Válidas até 05/05

Ofertas Molicenter – 23/04 – Terça

Jantar 10 anos Rotary Arapongas

Marmitaria Temperos da Vovó

Solução Informática e Tecnologia

Atom Academia

Zé da Balada