Os alunos da rede municipal de ensino de Jandaia do Sul, durante toda essa semana foram beneficiados com o Projeto Crianças no Teatro, com apresentações do espetáculo “Qual a Graça de Laurinda?”
A companhia teatral Triolé, de Londrina, iniciou na terça-feira, dia 09 de abril, uma série de oito apresentações do espetáculo “Qual a Graça de Laurinda?”, no Auditório Municipal Profº Lourenço Ildefonso da Silva, em Jandaia do Sul. A montagem é destinada aos alunos de escolas públicas da cidade e de outros municípios como Cambira, Marumbi e Bom Sucesso.
A iniciativa faz parte do projeto Crianças no Teatro, promovido pela Secretaria de Estado da Cultura. O transporte das crianças e os ingressos são gratuitos. O grupo Triolé está percorrendo várias cidades das regiões norte, nordeste e noroeste do Paraná, e o espetáculo já foi visto por milhares de crianças de Campo Mourão, Marialva e Londrina. Em Jandaia do Sul, as apresentações foram nos dias 09, 10, 11 e 12 de abril em dois horários: 9h e 14h30.
O espetáculo “Qual a Graça de Laurinda?” foi criado em 2010 a partir de uma pesquisa do grupo sobre desenhos animados populares nas décadas de 1970/1980. Para a montagem, o grupo se debruçou sobre as partituras físicas para contar uma história sem a utilização de falas, mas primando a sintonia entre as cenas e a trilha sonora, criada pelo músico Tonho Costa.
O espetáculo foi concebido para ser apresentado em teatros, espaços alternativos e locais públicos como praças e quadras esportivas. Em 2022, “Qual a Graça de Laurinda?”, circulou por 16 cidades do estado através do SESI Cultura Paraná.
As apresentações do espetáculo “Qual a Graça de Laurinda?” fazem parte da programação da 2ª edição do Projeto Crianças no Teatro, promovida pelo Governo do Estado do Paraná e realizada pela Secretaria de Estado da Cultura (SEEC) e PalcoParaná. Patrocínio: Audi. Parceria: Casa de Cultura | Universidade Estadual de Londrina. Realização: Triolé.