Arapongas

Pacientes que passaram por cirurgia bariátrica podem ter reganho de peso, mas existe tratamento para voltar a perde peso

Compartilhe no WhatsApp

Dr Felipe Rotoli, médico do HONPAR especialista em cirurgia bariátrica explica que para voltar a eliminar peso é recomendado acompanhamento nutricional, atividade física e a aplicação de plasma de argônio endoscópico pode melhorar os resultados

A cirurgia bariátrica é um dos tratamentos mais eficazes contra a obesidade atualmente, pois com ele o paciente consegue eliminar o excesso de peso e acaba recuperando a qualidade de vida que foi perdida ao longo dos anos com os quilos em excesso. Mas somente a cirurgia não é suficiente para o tratamento da obesidade, é necessário mudanças de hábitos para sempre, caso isso não aconteça é possível ter o reganho de peso após a cirurgia.
O médico cirurgião bariátrico Felipe Rotoli, que atua na equipe do médico Rafael Cassarotti no HONPAR, explica que é comum esse ganho de peso após dois anos da realização da cirurgia.
“Em torno de 10% a 35% dos pacientes apresentarão esse reganho e cerca de 50% dos pacientes terão algum grau de reganho num prazo superior a 5 anos, então aí é necessário fazer alguns procedimentos não cirúrgicos para que o paciente volte a eliminar peso e estabilize”, comenta.
De acordo com o cirurgião, um desses procedimentos é a aplicação do Plasma de Argônio Endoscópico, que age no organismo fazendo com que o paciente volte a perder peso.
“Ele promove uma cauterização ou queimadura térmica sem contato com a mucosa através de um cateter e a corrente elétrica é transmitida por meio desse gás ao qual chamamos de plasma. A profundidade de penetração é de 2 a 3mm e quanto maior a voltagem utilizada, maior a penetração. É um método fácil, rápido 20 minutos, econômico, aprovado para uso em nosso meio, sem necessidade de internamento, não é cirúrgico, diminuindo o tamanho da anastomose levando à restrição da passagem dos alimentos, saciedade precoce e perda de peso”, explica.
Rotoli destaca que a aplicação do Plasma varia de acordo com cada paciente, mas pode chegar a até 3 sessões.
“São realizadas em média 2 a 3 sessões de endoscopia com intervalo de 6 a 8 semanas entre cada uma, mas os resultados já aparecem desde a primeira sessão”, garante Rotoli.
Quem pode fazer o argônio?
Pacientes com mais de 18 meses pós-gastroplastia do tipo Bypass Gástrico (Capella);
Pacientes com perda insuficiente ou que tiveram reganho de peso superior a 20% do peso total perdido após a cirurgia bariátrica;

Para ajudar a perder o peso reganhado é necessário consulta médica e retomar o acompanhamento com nutricionista, psicólogo e educador físico. Serão solicitados pelo médico exames laboratoriais simples e uma endoscopia digestiva para medir o estômago, e assim indicar a realização do procedimento.

“Agindo Deus, quem impedirá?” Is 43:13

Dia do Trabalhador

Clique para ampliar

Kombucha da Si – Clique Vídeo

JR Martelinho de Ouro

André Quiroga

Clique para ouvir

Festa do Milho

Jornal Edição de Notícias

Resumo de Notícias Mensal

× Anuncie no site
%d blogueiros gostam disto: