Apucarana

Orquestra “Ladies Ensemble” lota Cine Teatro Fênix em Apucarana

ORQUESTRA(PROFETA) (1)
ORQUESTRA(PROFETA) (1)
Compartilhe no WhatsApp

Primeira orquestra profissional do Brasil composta exclusivamente por mulheres, a “Ladies Ensemble” aqueceu a noite de terça-feira (17/05) em Apucarana com um concerto didático repleto de clássicos. O evento, que angariou alimentos não perecíveis como ingresso, lotou o auditório do Cine Teatro Fênix em uma promoção do Sesi Cultura Paraná em parceria com a Secretaria da Promoção Artística, Cultural e Turística da Prefeitura de Apucarana (Promatur).

O prefeito Júnior da Femac prestigiou a apresentação ao lado da primeira-dama e vice-presidente do Sistema Federação das Indústrias do Paraná (Fiep-PR), empresária Carmen Lúcia Izquierdo Martins, que no ato representou o presidente do Sistema Fiep-PR, Carlos Valter Martins Pedro. “Um concerto belíssimo, que encantou e emocionou a todos nós”, pontuou o prefeito, salientando que cerca de meia tonelada de alimentos foi angariada e que será repassada à Secretaria da Assistência Social para o atendimento de famílias em situação de vulnerabilidade.

Ao saudar as componentes da orquestra e público, a vice-presidente do Sistema Fiep-PR enalteceu o Sesi Cultura Paraná. “São 14 anos promovendo ações culturais e entretenimento voltados a trabalhadores da indústria e para a comunidade em todo o Paraná”, destacou a empresária Carmen Lúcia.

Composta por vinte musicistas (corda, piano e percussão) e a Maestrina Clara de Lanna, o concerto “Ladies Ensemble” abordou a música clássica de forma didática e acessível. Entre os destaques do repertório, clássicos conhecidos pelo público como o Concerto Primavera (Allegro) e Inverno (Presto), de Antonio Vivaldi, além de suítes da Ópera Carmen, de Bizet/Giraud; obras brasileiras, como a Melodia Sentimental, de Heitor Villa-Lobos; e Romance Sem Palavras, de Bento Mussurunga. “Além deste repertório, a “Ladies Ensemble” também apresentou músicas universais – a World Music – usando também instrumentos orientais em solo”, detalha professora Maria Agar Borba, secretária da Promatur, narrando que entre os destaques da noite esteve a performance da instrumentista refugiada da Síria e já naturalizada brasileira, Myria Tokmaji, que tocou o Qanum, instrumento de origem persa.

Outra característica importante da orquestra é a concessão de espaço para as musicistas. “Neste universo da música, os solistas são convidados de fora. Aqui, na Ladies Ensemble empoderamos nossas musicistas e elas são nossas solistas”, conta a fundadora do grupo, Fabíola Bach Akel, que também toca viola nos concertos.

Além de Apucarana, a orquestra tem apresentações agendadas em outras três cidades paranaenses: Cianorte, Umuarama e Terra Roxa. “Ao promover a circulação deste espetáculo didático no interior do Estado, o Sesi Cultura Paraná pretende despertar o interesse dos profissionais da indústria e seus familiares para a arte, agregando mais sensibilidade e criatividade para a formação deste público, tendo a música como vetor”, diz a gerente de cultura do Sistema Fiep, Anna Paula Zétola, ressaltando que esse é um projeto idealizado pelo Sr. Carlos Valter, presidente do Sistema Fiep.

– A Ladies Ensemble atua desde 2009 e promove encontro de musicistas de diferentes idades, vertentes, influências e inspirações. Ela abre espaço para as mulheres como protagonistas em orquestras, cujo universo não possui presença feminina considerável, especialmente em posições de liderança. A Orquestra conta hoje com 20 instrumentistas profissionais, um curso permanente de formação em regência para mulheres e sede própria, no Auditório Regina Casillo, no novo endereço do Solar do Rosário, em Curitiba.

ORQUESTRA(PROFETA) (2)
ORQUESTRA(PROFETA) (8)
ORQUESTRA(PROFETA) (9)
ORQUESTRA(PROFETA) (10)
ORQUESTRA(PROFETA) (11) ORQUESTRA(PROFETA) (12) ORQUESTRA(PROFETA) (13) ORQUESTRA(PROFETA) (14) ORQUESTRA(PROFETA) (15)
ORQUESTRA(PROFETA) (16)

 

“Agindo Deus, quem impedirá?” Is 43:13

Dia do Trabalhador

Clique para ampliar

Kombucha da Si – Clique Vídeo

JR Martelinho de Ouro

André Quiroga

Clique para ouvir

Festa do Milho

Jornal Edição de Notícias

Resumo de Notícias Mensal

× Anuncie no site
%d blogueiros gostam disto: