Notícias Geral

Nove casos de suspeita de febre amarela são investigados no Paraná

Compartilhe no WhatsApp

A secretaria da Saúde divulgou nesta sexta-feira (1º) o primeiro boletim sobre a situação da febre amarela no Paraná. O levantamento indica que apenas um caso da doença foi confirmado no Estado.

Entre julho de 2018 e janeiro deste ano foram notificados 30 casos suspeitos de febre amarela. Um caso foi confirmado e outros nove ainda estão sob investigação. Os demais foram descartados.

Confirmado: Jovem internado com febre amarela é primeiro caso da doença confirmado no Paraná

O caso foi confirmado na última terça-feira (29) e é de um rapaz de Antonina. A suspeita é que a infecção do vírus tenha acontecido em Guaraqueçaba, para onde o paciente havia viajado. Ele está internado em Paranaguá e deve receber alta ainda hoje.

Os sintomas iniciais da febre amarela são febre alta de início súbito, associada a dor de cabeça, calafrios, náuseas, vômitos, dor no corpo e dor abdominal.

As autoridades de saúde alertam que os sintomas da febre amarela se confundem com outras doenças como leptospirose, gripe ou dengue. Por isso, é fundamental que a população tome a vacina e procure atendimento médico aos primeiros sintomas para receber os cuidados necessários.

“A recomendação é que toda a população do Paraná, entre 9 meses e 59 anos, tome a vacina”, reforça o diretor do Centro Epidemiológico do Paraná, João Luís Crivellaro. O alerta vale para quem nunca foi imunizado, já que a dose contra febre amarela tem validade permanente.

Imunização: Doses de vacinas contra febre amarela são reforçadas no Paraná; veja orientações

A febre amarela pode ter evolução rápida. Em cerca de 10% dos casos apresenta formas graves com icterícia (amarelão da pele), dor abdominal intensa, sangramentos em sistema digestivo (vômitos ou fezes com sangue), pele ou urina e falência renal.

O boletim sobre febre amarela está no site da Secretaria da Saúde do Paraná: http://www.saude.pr.gov.br/ .

“Agindo Deus, quem impedirá?” Is 43:13

Dia do Trabalhador

Clique para ampliar

Kombucha da Si – Clique Vídeo

JR Martelinho de Ouro

André Quiroga

Clique para ouvir

Festa do Milho

Jornal Edição de Notícias

Resumo de Notícias Mensal

× Anuncie no site
%d blogueiros gostam disto: