Arapongas

Irondi Pugliesi recebe homenagem da Assembleia Legislativa do Paraná

Compartilhe no WhatsApp

A Ex-Deputada Irondi Pugliesi ganha homenagem da Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP/PR) e uma das salas da instituição recebe oficialmente o seu nome. O projeto foi aprovado nesta segunda-feira (29), em sessão da comissão de constituição e justiça (CCJ) da Alep.

Os deputados justificaram o projeto destacando a atuação de Irondi Pugliesi na política estadual e nacional. Ela foi a primeira mulher a ser eleita deputada estadual (PMDB) no Paraná, em 1983, mandato que exerceu por três legislaturas. Foi uma das pioneiras na defesa dos direitos da mulher e representou o Paraná em várias missões internacionais. Também foi vereadora em Arapongas.

Irondi faleceu em abril de 2021, vítima da Covid-19. Casada com outra destacada liderança política do Paraná, Waldyr Pugliesi, que foi três vezes prefeito de Arapongas, deputado estadual e deputado federal constituinte, Irondi é mãe de Márcia, Cibele e Maité.

A ex-deputada foi presidente do Conselho Estadual da Condição Feminina desde sua fundação, em 1986. Integrou a comissão que elaborou o anteprojeto da criação do Conselho Nacional dos Direitos da Mulher, sendo sua representante no Paraná. Representou o Paraná na conferência promovida pela Organização das Nações Unidas (ONU), em Nairobi – Quênia (África), para avaliação da década da mulher, em 1985; no Congresso Nacional de Mulheres, promovido pela Federação Democrática Internacional de Mulheres em Moscou, em julho de 1987 e no 4º Encontro Feminista Latino Americano e do Caribe, em 1987, no México.

A convite da Federação das Mulheres Cubanas, visitou Cuba como integrante da Comissão do Conselho Estadual da Condição Feminina. A convite da Frente Ampla de Mulheres do Chile, participou da manifestação contra a ditadura de Pinochet, em 08 de março de 1987 – Dia Internacional da Mulher. Autora da lei que proíbe a instalação de usina nuclear no Estado do Paraná.

Primeira mulher a participar da Assembleia Estadual Constituinte, onde teve 80% de suas propostas aprovadas, sendo autora da emenda ao artigo n° 170, estabelecendo como dever ao Poder Público o atendimento em creche e pré-escola às crianças de até seis anos de idade. Fundadora do MDB e do PMDB; presidente do PMDB Feminino do Paraná por três gestões; delegada à Convenção Nacional e membro do Diretório Regional.

Informações: Canal 38

“Agindo Deus, quem impedirá?” Is 43:13

Dia do Trabalhador

Clique para ampliar

Kombucha da Si – Clique Vídeo

JR Martelinho de Ouro

André Quiroga

Clique para ouvir

Festa do Milho

Jornal Edição de Notícias

Resumo de Notícias Mensal

× Anuncie no site
%d blogueiros gostam disto: