Apucarana

Ideathon 2023: Apucarana abre maratona paranaense de inovação

Compartilhe no WhatsApp

Com o tema “Cidades Inteligentes”, teve início nesta segunda-feira (16/10), por Apucarana, o Ideathon Paraná 2023. Considerado o maior evento de inovação tecnológica no Estado, em sua edição de abertura – que segue até quarta-feira nas dependências da Associação Cultural e Esportiva de Apucarana (Acea) – , a iniciativa coordenada pela Secretaria de Estado da Inovação, Modernização e Transformação Digital do Paraná (SEI) reúne 200 alunos de escolas públicas e privadas sob o desafio de elaboração de soluções transformadoras visando tornar as cidades lugares conectados, eficientes e sustentáveis.

Promovido em parceria com a Agência Araucária, Sebrae, Secretaria de Estado da Educação, Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Paraná (Sinepe-PR), Núcleos Regionais de Educação e municípios, em Apucarana o Ideathon Paraná 2023 tem organização da prefeitura e da Governança do Conecta Apucarana.

“Completei 50 anos de idade e somente há três meses aprendi a fazer “stories” a marcar as pessoas nas redes sociais. Minha geração não teve a oportunidade de participar de eventos como estes, de troca de ideias, de conhecimentos, onde é possível dar risadas, fazer novas amizades e ainda colaborar com o desenvolvimento da cidade, propondo ações inovadoras. É um orgulho para Apucarana dar a largada do Ideathon Paraná 2023, tenho certeza de que muitas ideias valiosas vão sair daqui”, disse o prefeito Júnior da Femac.

Ele frisou que a cidade foi incluída na maratona por valorizar e incentivar os processos de inovação. “Apucarana conta com um ecossistema de inovação em estruturação por meio da Governança do Conecta Apucarana. Mantemos legislação atualizada, o Conselho e o Fundo Municipal de Inovação, além de uma parceria vigorosa com a Associação Comercial, Industrial e de Serviços (Acia), com o Sebrae, universidades e diversas outras entidades”, reitera o prefeito.

Divido em duas categorias, uma para alunos do 6º, 7º e 8º ano Ensino Fundamental II e outra para alunos do 1º e 2º ano do Ensino Médio, o objetivo da maratona, que tem como tema “Cidades Inteligentes”, é incentivar a criação de soluções transformadoras no trânsito, saúde, economia, meio ambiente, mobilidade, planejamento urbano e qualidade de vida. “A inovação só se torna relevante quando chega ao seu estado prático, ou seja, às cidades, à dona Maria, ao seu José (pessoas). E é este o objetivo do Ideathon Paraná, estimular alunos e professores a desenhar uma cidade melhor, colocando em prática e recebendo conhecimentos para criar uma cidade, um Paraná, um Brasil cada dia mais relevantes”, comentou Marcus Friedrich Von Borstel, coordenador de Relações Institucionais da SEI, que no ato representou o secretário de Estado, Marcelo Rangel. “Até o mês de novembro teremos o Ideathon Paraná em outros municípios, com as melhores ideias de cada cidade conquistando classificação para a etapa Estadual, quem sabe a ideia vencedora estadual esteja nascendo hoje, aqui em Apucarana”, comentou Marcus.

Participando pela segunda vez de uma maratona de ideias, a aluna Maria Clara Ordálio Mollhoff, do 7º ano do Colégio Estadual Alberto Santos Dumont, estava animada e ansiosa para encarar os três dias de evento. “No início deste ano participei de uma ação semelhante realizada pelo Colégio Agrícola Estadual Manoel Ribas, que tinha como proposta “Ações para um mundo melhor”. Agora, no Ideathon, tenho várias ideias que, juntamente com minha equipe, vou propor e discutir visando contribuir com a qualidade de vida em minha cidade, sobretudo, nas áreas da Saúde e Acessibilidade Urbana”, disse a estudante.

Conforme reforçou José Maurino de Oliveira Martins, coordenador do Sistema Paranaense de Parques Tecnológicos (Separtec), que no ato representou o secretário estadual da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), Aldo Nelson Bona, O objetivo do ideathon é promover a imersão dos alunos em um ambiente propício ao desenvolvimento de novas ideias e o estímulo às habilidades de liderança, autonomia, criatividade e empreendedorismo. “Cada aluno tem um nome, um CPF que, através desta maratona de ideias, pode entrar para a história de Apucarana por propor algo novo, impactante. Uma oportunidade que a minha geração não teve”, ilustrou Maurino, enaltecendo o papel dos professores como mobilizadores e incentivadores. “Parabéns a todos os professores envolvidos no Ideathon Paraná 2023, pois sem eles nada disto aqui seria possível”, disse.

O superintendente de Trânsito, Transporte e Inovação da Prefeitura de Apucarana, Carlos Mendes, ressaltou a importância da promoção de eventos no setor de inovação. “Iniciativas como o Ideathon fomentam a cultura da inovação, por isso Apucarana realiza e apoia reiteradamente eventos neste segmento, envolvendo estudantes de todos os níveis de ensino. Em Apucarana, a inovação é tratada como política de gestão, contando com leis, conselho, fundo municipal, que garante aprimoramento e continuidade de projetos independente da gestão”, contextualizou Mendes.

Também participaram da abertura do Ideathon Paraná, em Apucarana, o presidente da Governança do Conecta Apucarana e também presidente da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Apucarana (Acia), Wanderlei Faganello, o chefe do Núcleo Regional de Educação de Apucarana, professor Vladimir Barbosa da Silva, e membros do Sebrae. A programação local da maratona segue até quarta-feira, sempre das 13 às 18 horas, na Acea. Até o mês de novembro, a iniciativa deve movimentar alunos de outras 14 cidades paranaenses, de forma escalonada conforme disponibilidade de cada município. As datas serão divulgadas no site oficial do Ideathon Paraná 2023, assim como nas redes sociais da Secretaria Estadual da Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEI).

Pref. de Apucarana

“Agindo Deus, quem impedirá?” Is 43:13

Clique para ampliar

Dia da Mulher

Clique para ampliar

Kombucha da Si – Clique Vídeo

JR Martelinho de Ouro

Jornal Edição de Notícias

Resumo de Notícias Mensal

× Anuncie no site
%d blogueiros gostam disto: