Apucarana

Desfile de 7 de Setembro: maior festa cívica de Apucarana em décadas

Compartilhe no WhatsApp

Prestigiado por um público de mais de 20 mil pessoas o desfile de 7 de Setembro em Apucarana ganhou repercussão pela grande participação da população e demonstração de civismo e patriotismo das 64 entidades que percorreram as ruas do centro da cidade, na tarde de quarta-feira.

“Nós presenciamos o maior desfile de 7 de Setembro das últimas décadas em Apucarana. Uma festa cívica marcada  pela demonstração de carinho pelo nosso país, tanto por parte de quem estava assistindo como das pessoas que desfilaram. É uma alegria grande de ver milhares de apucaranenses na praça, todos reverenciando os 200 anos do Brasil”, afirma o prefeito Junior da Femac.

A festa cívica do bicentenário da Independência do Brasil foi aberta com o desfile do 30º Batalhão de Infantaria Mecanizado (30º BIMec). Soldados do exército se apresentaram com diferentes uniformes e armamentos, seguidos de veículos militares, incluindo viaturas blindadas anfíbios.

Na sequência, vieram os carros do 10º Batalhão da Polícia Militar (10º BPM), do Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal e SAMU. O desfile teve a participação de 35 escolas municipais, 23 Centros Municipais Infantis (CMEIs) e 15 colégios da rede estadual. Ordem Demolay, Omega Clube, Opala Clube, Jeep Clube, Clube de Fusca, entre outras entidades, estavam entre as atrações do evento.

O comandante do 30º BIMec, Flábio Meireles Machado, define o desfile de 7 de Setembro em Apucarana como uma “festa maravilhosa”. “Mais importante do que o exército é o que estamos vendo nas ruas. A população comemorando os 200 anos da Independência do nosso país. Temos em Apucarana um público diferenciado, prestigiando não só o 30º BIMec, mas as 64 entidades que fizeram esse lindo desfile”, destaca o comandante Meireles.

Larissa Rodrigues de Carvalho, mãe da aluna da rede municipal de ensino Laura de Carvalho, parabeniza os organizadores pelo desfile. “Estava tudo lindo. Minha família ficou muito orgulhosa de ver a Laura desfilando. E saber que esse sentimento de patriotismo ainda existe nessa nova geração. Minhas filhas sempre estão cantarolando os hinos em casa. E sempre nos surpreendem com o que vêm aprendendo sobre ser um cidadão melhor, como cuidar uns dos outros. Muito obrigada pela dedicação da escola em manter esses valores vivos”, declara Larissa.

Outra mãe de aluna de escola municipal, Amanda Karen Bernardes, classifica o desfile em que a filha Pietra Emanuelly de Oliveira, participou, como “lindo e maravilhoso”. “A organização estava impecável e o horário da tarde foi perfeito. O desfile das escolas municipais foi espetacular. Parabéns toda equipe de diretores, da Autarquia Municipal de Educação e da prefeitura”, manifesta Amanda.

Para diretora da Escola Municipal João Antônio Braga Côrtes, Edna Rosina Mansano, “o desfile foi um grande evento. A presença do público demonstrou isso. As escolas municipais e CMEIs se destacaram por contar a história do bicentenário da independência, através de banners, faixas e caracterizações. Recebemos muitos elogios dos pais. Foi um espetáculo gigantesco que a educação apucaranense, ao lado de outras instituições, apresentou à população.”

Também na avaliação do chefe do Núcleo Regional de Educação de Apucarana (NRE), Vladimir Barbosa da Silva, o desfile foi um sucesso. “As escolas municipais estão de parabéns e os 15 colégios estaduais da cidade desfilaram com suas fanfarras. Foi lindo, depois de 2 anos, devido à pandemia, sem uma demonstração de patriotismo como a que vimos neste 7 de Setembro. Parabéns aos diretores de nossas escolas estaduais e ao prefeito Junior da Femac que conduziu muito bem esse momento histórico para Apucarana”, afirma o diretor do NRE.

O Jeep Clube de Apucarana também participou da parada cívica e teceu elogios à organização e a presença de um público recorde na Avenida Curitiba, concentrado principalmente na Praça Rui Barbosa. O empresário Gilberto Cavalini foi um dos 38 jipeiros que prestigiaram o evento. “Foi muito bacana participar deste momento histórico pelos 200 anos da independência do Brasil”, cita.

DESFILE 2022(FOTO EDSON DENOBI) (13)
DESFILE 2022(FOTO EDSON DENOBI) (19)
DESFILE 2022(FOTO EDSON DENOBI) (34) DESFILE 2022(FOTO EDSON DENOBI) (38)
DESFILE 2022(FOTO EDSON DENOBI) (42)
DESFILE 2022(FOTO EDSON DENOBI) (44) DESFILE 2022(FOTO EDSON DENOBI) (49)
IMG 4861

 

“Agindo Deus, quem impedirá?” Is 43:13

Dia do Trabalhador

Clique para ampliar

Kombucha da Si – Clique Vídeo

JR Martelinho de Ouro

André Quiroga

Clique para ouvir

Festa do Milho

Jornal Edição de Notícias

Resumo de Notícias Mensal

× Anuncie no site
%d blogueiros gostam disto: