Apucarana

Consultas do pré-natal crescem 32% em Apucarana

Compartilhe no WhatsApp

Levantamento divulgado hoje pela Autarquia Municipal de Saúde aponta um aumento de 32% nas consultas médicas de pré-natal em Apucarana. Num comparativo entre o segundo semestre de 2022, com 5.546 atendimentos, e o primeiro semestre de 2023, com 7.320, foram realizadas 1.774 consultas a mais.

As consultas de pré-natal para gravidez de risco habitual são ofertas em uma das 30 Unidades Básicas de Saúde e 6 Unidades de Apoio mais próxima da residência da gestante. Já para gravidez de risco intermediário e alto risco o acompanhamento médico é prestado tanto nas unidades de saúde como na Casa da Gestante.

Os exames de ultrassom obstétrico, ultrassom transvaginal, translucência nucal e osso nasal, morfológico de segundo trimestre e Doppler para as futuras mamães, independente do local em que frequentam as consultas do pré-natal, são realizados na Casa da Gestante.

“O crescimento de atendimento do pré-natal é resultado da busca ativa realizada pelas nossas equipes de saúde e ao trabalho de divulgação dos serviços ofertados à gestante no município intensificado pela administração municipal”, avalia o secretário da saúde, Emídio Bachiega.

O prefeito Junior da Femac comemora os resultados da rede de atendimento prestado à gestante pela rede pública de saúde municipal. “A maior recompensa está na queda do índice de mortalidade infantil em Apucarana. Salvar vidas é o maior investimento que podemos garantir à nossa população”, afirma Junior da Femac.

A taxa de mortalidade infantil, que é número de óbitos de menores de 1 ano de idade para cada de mil nascidos vivos, este ano está em 8,71%, sendo que 2022 fechou com o coeficiente de 13,82%.

A taxa ou coeficiente de mortalidade infantil é um dos indicadores mais consagrados mundialmente, sendo utilizado internacionalmente como indicador de qualidade de vida.

A Casa da Gestante está localizada na Rua Rodrigues Alves, 313, Bairro 28 de Janeiro, nas proximidades do Colégio Estadual Izidoro Luiz Cerávolo. Telefone: 3422-4000, ramal 2045.

Pref. de Apucarana

“Agindo Deus, quem impedirá?” Is 43:13

“SÓ VIVE O PROPÓSITO QUEM SUPORTA O PROCESSO”

Feliz Natal

Kombucha da Si – Clique Vídeo

JR Martelinho de Ouro

Vagas – Clique Imagem

Jornal Edição de Notícias

Resumo de Notícias Mensal

× Anuncie no site
%d blogueiros gostam disto: