Notícias Geral

Câncer de boca é um dos tipos mais comuns da doença, segundo a Organização Mundial da Saúde

Compartilhe no WhatsApp
A enfermidade, que afeta regiões como a mucosa bucal, gengivas, palato duro, língua e céu da boca, atinge mais de 15 mil pessoas por ano, porém pode ser tratada com um diagnóstico precoce, de acordo com o especialista em saúde bucal e Estomatologia, Dr. Sérgio Kignel.
A cavidade bucal, assim como outras estruturas e tecidos do corpo humano, também pode ser afetada pelo surgimento de tumores. Segundo o INCA (Instituto Nacional do Câncer), aproximadamente 15 mil pessoas apresentaram quadros de câncer de boca em 2015, sendo a quinta região mais afetada em pacientes do sexo masculino e um dos tipos mais comuns da doença de acordo com a Organização Mundial da Saúde.
O consumo excessivo de álcool e o hábito de fumar são os principais causadores da doença. Outros fatores de risco são alimentação pobre em vitamina C, higiene bucal inadequada e próteses ou aparelhos dentários mal colocados, além de uma reincidência maior em pessoas acima de 40 anos.
O especialista em Estomatologia e saúde bucal, Dr. Sérgio Kignel, destaca a importância da análise correta das lesões para que o problema seja tratado o mais rápido possível. “Assim como nos demais órgãos do organismo, a doença tem cura, mas depende fundamentalmente do diagnóstico precoce. O profissional mais indicado para o exame de todas as estruturas da boca é o dentista que está preparado para inspecionar e reconhecer as patologias e, em seguida, indicar o melhor tratamento”.
O ideal é estar atento aos sinais de alerta, como feridas na região bucal que não cicatrizam após três semanas de seu surgimento, sangramentos ou inchaços sem razão aparente e manchas avermelhadas e esbranquiçadas semelhantes a aftas, porém indolores, e procurar um especialista. Em estágio mais avançado, o paciente pode sentir dificuldade ao engolir, apresentar caroços no pescoço e emagrecer repentinamente. 
Sobre o Dr. Sérgio Kignel
O Dr. Sérgio Kignel é especialista em Estomatologia, professor titular de Semiologia da UNIARARAS e Mestre e Doutor em diagnóstico bucal pela FOUSP-SP, sendo considerado uma das mais respeitadas referências em diagnóstico oral no Brasil.
À frente da tradicional Clínica Kignel, em São Paulo, o Dr. Sérgio é uma autoridade em neoplastias bucais, congressista nacional e internacional e autor de livros como “Diagnóstico Bucal” e “Estomatologia, base do diagnóstico para o clinico geral”, única obra de Odontologia a receber o 1º lugar do concurso Jabuti, em ciências da saúde.
Nani Gonçalves

“Agindo Deus, quem impedirá?” Is 43:13

Clique para ampliar

Feliz Páscoa

Kombucha da Si – Clique Vídeo

JR Martelinho de Ouro

André Quiroga

Festa do Milho

Jornal Edição de Notícias

Resumo de Notícias Mensal

× Anuncie no site
%d blogueiros gostam disto: