Apucarana

“Café Qualidade Paraná” certifica produtora de Apucarana

Compartilhe no WhatsApp

A cafeicultora apucaranense Solange Aparecida Araújo apresentou nesta segunda-feira (12/07) ao prefeito Júnior da Femac a certificação conquistada junto ao 18º Concurso Café Qualidade Paraná – Safra 2019/2020. Em um universo de 250 amostras, a produção da cafeicultora do Distrito de Pirapó foi premiada em quarto lugar na categoria “Café Natural”, sendo a única da região Norte do Estado.

Acompanhada do gerente da Regional Apucarana do IDR/IAPAR/EMATER, Marco Antônio Casini Sanchez, órgão estadual que presta assessoria técnica aos produtores locais, Solange relatou que cultiva 4 mil pés da espécie IPR 107 em uma propriedade rural familiar, sendo que parte do que produz é exportada para a Austrália. “Trabalhar com o café requer muita dedicação. É uma satisfação representar os produtores locais em uma competição tão importante e obter uma classificação de quarto lugar, sendo a única da região Norte”, afirmou a produtora, que fez questão de apresentar pessoalmente a certificação e repassar uma amostra do café premiado ao prefeito Júnior da Femac.

Lembrando que a cafeicultura faz parte da raiz econômica da cidade e Vale do Ivaí, Júnior enalteceu a conquista. “Não é por acaso que a bandeira de Apucarana possui dois ramos de café. O “ouro verde” sempre foi um orgulho para todos os apucaranenses e esta premiação comprova mais uma vez não só a importância da cafeicultura, mas a qualidade do que é produzido por nossos produtores. Também reforça a garra da mulher empreendedora, que está presente em todas as atividades econômicas. No caso da Solange, em especial, formada em administração de empresas, regressou às origens, foi buscar capacitação para dar continuidade e aprimorar ainda mais uma tradição familiar, sendo reconhecida em tão importante e concorrida premiação”, parabenizou o prefeito.

O gerente Regional do IDR, Marcos Sanchez, afirma que Apucarana detém 1.560 hectares de café. “Atuamos para levar a melhor assistência técnica possível visando que o cafeicultor tenha uma produção de qualidade. A Solange tem colocado em prática as orientações e o resultado está refletido na premiação”, disse, frisando que o objetivo da premiação é valorizar o cafeicultor e promover a bebida paranaense, uma das melhores do Brasil. “Um reconhecimento que agrega ainda mais valor ao café local”, ressaltou Sanchez.
Também participaram da reunião com o prefeito Júnior da Femac o secretário Municipal da Agricultura, Gerson Canuto, e o técnico agrícola da secretaria, Luiz de Faveri.

Realização – O Concurso Café Qualidade Paraná é uma realização da Câmara Setorial do Café, juntamente com o IDR-Paraná, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Paraná (Seab) e a Associação dos Engenheiros-Agrônomos de Londrina, com o apoio da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater), Associação Brasileira da Indústria do Café (Abic), Probat Leogap e Sociedade Rural do Paraná.

“Agindo Deus, quem impedirá?” Is 43:13

Clique para ampliar

Feliz Páscoa

Kombucha da Si – Clique Vídeo

JR Martelinho de Ouro

André Quiroga

Festa do Milho

Jornal Edição de Notícias

Resumo de Notícias Mensal

× Anuncie no site
%d blogueiros gostam disto: