As fortes chuvas que caíram no início desta semana deixaram as autoridades ligadas ao Controle de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde em estado de alerta, isso porque o ovo do mosquito da dengue pode ficar sem água por mais de um ano e quando vem a chuva, começa a desenvolver novos focos do mosquito.
“Como Arapongas passou por um período de seca, existe esse perigo e por isso estamos alertas e pedindo novamente para a população, que adote ações preventivas e mantenha seus quintais livres de objetos que possam acumular água”, disse Aparecida de Oliveira, coordenadora do Programa de Controle da Dengue.
O último Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes Aegypti (LIRA), realizado entre os dias 6 e 9 de julho, apontou um índice de 0.2%, considerado bem abaixo do que preconiza a Organização Mundial de Saúde, que é de 1.0% e nos últimos dois meses o número de casos na cidade tem se estabilizado.
“Mesmo assim o Controle de Endemias continua na sua estratégia de combate à Dengue, utilizando todos os recursos disponíveis e pedindo que a população, não relaxe a atenção para o perigo e continue tomando medidas preventivas “, reiterou Aparecida.
Fonte: Prefeitura Municipal de Arapongas