Marcando o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, Departamento de Saúde Mental da Autarquia Municipal de Saúde (AMS) de Apucarana realiza amanhã (10) uma mobilização na área central da cidade. Entre 9 e 16 horas, haverá distribuição de folders na Praça Rui Barbosa com orientações voltadas à prevenção do suicídio.
Neste ano, o comércio local, através do apoio da Associação Industrial, Comercial e de Serviços de Apucarana (ACIA), aderiu à mobilização da saúde decorando a fachada e as vitrines das lojas de amarelo, a cor símbolo à causa da prevenção do suicídio. “Queremos chamar a atenção para causas de valorização da vida e do indivíduo, aos fatores de proteção, a identificação de riscos, de como buscar ajuda através de orientações sobre os serviços oferecidos na rede pública nesta área”, afirma a coordenadora municipal de saúde mental, Lílian Ferreira Domingues.
Trabalhando com dados estatísticos sempre entre os meses de setembro de cada ano, o Departamento de Saúde Mental registrou uma queda nos casos de suicídio no último ano em Apucarana. “Em 2014, tivemos 74 tentativas de suicídio e 9 óbitos. Neste ano, foram 57 tentativas e 1 óbito”, compara Lilian, destacando a importância do trabalho informativo e preventivo que vem sendo realizado na rede pública municipal de saúde.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), em 90% dos casos os suicídios são preveníveis por estarem associados a patologias de ordem mental diagnosticáveis e tratáveis, principalmente a depressão. Em cada dez casos, nove podem ser evitados onde houver o diagnóstico preciso dessas patologias, o devido tratamento e a assistência das redes de cuidado e atenção. Além do Departamento de Saúde Mental que funciona na Autarquia Municipal de Saúde, quem busca por atendimento nesta área em Apucarana contam com os serviços no CAPS i, CAPS ad, e em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS).
Fonte: Prefeitura Municipal de Apucarana