Adolescência é um período tão delicado na vida de um indivíduo, tanto em quem está passando quanto na família que tem alguém passando por essa fase, é um período de MUDANÇAS.
O adolescente se encontra frente ao mundo adulto, não apenas as responsabilidades, mas também as mudanças no corpo, na maneira de pensar, de enxergar as situações, mas acima de tudo a mudança na relação com os pais, que até então eram vistos como heróis e nessa fase eles se tornam os chatos, os rígidos, os pais que não são mais como antes para esse adolescente.
O sujeito que está passando por essa transformação pode ser afetado de várias maneiras, não tem como generalizar pelo fato de que, cada indivíduo é singular, mas o fato é que as transformações podem ocorrer como baixa da autoestima, irritabilidade, vontade de ficar quieto dentro do quarto, sentir-se pertencente a um grupo de amigos, várias situações podem ocorrer, e não é fácil passar por essa transição.
Não é uma fase fácil nem para o adolescente nem para os pais, ou quem faz esse papel. Os pais não entendem que esse sujeito até então criança, que fazia o que se pedia com facilidade, que usava as roupas que eram compradas para ele, não aceitam mais essas atitudes e querem adquirir sua independência de uma forma mais rebelde, indo contra ao que é falado.
Os pais precisam estar atentos sempre em relação aos filhos, mas é importante saber respeitar também essas mudanças, estar presente, mas sem ficar forçando ou falando de como ele era, ou do que sente falta nesse filho (a). É importante ter empatia, e lembrar que você pai e mãe, já passou por isso também, respeitar o tempo do individuo, sabendo que é uma fase e que vai passar, o importante são os filhos terem a confiança de que, os pais sempre estarão ali por perto para o que o filho precisar. Existindo respeito, diálogo e confiança, a relação entre os pais com esse adolescente pode ser mais fácil e mais leve.