Candidatos passarão por uma prova de conhecimentos antes da realização da eleição, que vai definir 5 conselheiros titulares e os suplentes. Mandato será de 4 anos e começa em janeiro de 2020.
A Secretaria de Desenvolvimento Social de Marilândia do Sul já abriu inscrições para a eleição do conselho tutelar. O Processo seletivo começa com o registro dos interessados e será concluído com a posse, no início do ano que vem, passando pela realização de uma prova de conhecimentos, além da votação popular para a definição das vagas.
Podem se candidatar a vaga, pessoas que morem em Marilândia do Sul, com idade superior a 21 anos, e que tenham concluído o ensino médio. Além disso, os candidatos precisam estar em dia com a Justiça brasileira. As inscrições estão sendo realizadas na Secretaria de Assistência Social (CRAS) e seguem até o dia 05 de julho. Os horários de atendimento são das 08:00 às 11:30 e das 13:00 às 17:00, de segunda à sexta-feira.
Para realizar a inscrição é preciso levar até a sede da Secretaria Xerox do diploma de Conclusão do ensino médio, cópia da Carteira Habilitação, sendo obrigatória a Categoria “B”, duas fotos 3×4 recentes e coloridas, xerox da cédula de identidade e do CPF, além da cópia do comprovante de residência.
Após a confirmação da inscrição, os candidatos passarão por uma prova objetiva, de caráter eliminatório, que vai conter 20 questões objetivas de múltipla escolha. O conteúdo será relacionado ao Estatuto da Criança e do Adolescente, em sua versão atualizada. Serão considerados aprovados e poderão concorrer a vaga de conselheiro tutelar os candidatos que acertarem no mínimo 50% das perguntas.
“A eleição vai acontecer no dia 06 de outubro e até lá, haverá o tempo determinado para que os participantes possam divulgar suas candidaturas. O conselho tutelar é um dos órgãos mais importantes do município, já que em sua essência, visa garantir os diretos das Crianças e dos Adolescentes. ” Completou Vanessa Ferreira, Secretária de Desenvolvimento Social.