Início » Saúde realizou 1.682 exames no período de três meses
Arapongas

Saúde realizou 1.682 exames no período de três meses

Compartilhe no WhatsApp

Secretaria Municipal de Saúde, através do Centro de Testagem e Aconselhamento(CTA) de Arapongas, divulgou nesta terça-feira (16) dados referentes aos atendimentos, entre eles, testes rápidos de HIV, sífilis e hepatite B e C realizados de janeiro a março deste ano.

De acordo com o setor, em janeiro foram efetuados 559 atendimentos, sendo 145 testes de HIV e 138 testes de sífilis, 138 de hepatite C e 138 de hepatite B. Em fevereiro, o total foi de 475, sendo 127 testes de HIV e 116 testes para cada exame de sífilis, hepatite B e C.

Em março, foram 648 atendimentos (165 HIV, 161 sífilis, 161 hepatite C, 161 hepatite B).

Nos meses citados, três pacientes tiveram resultado positivo para HIV, oito para sífilis, um para hepatite C e dois para hepatite B. “Por isso, a importância do trabalho que o CTA desenvolve em Arapongas, o diagnóstico rápido de doenças para que sejam tratadas de maneira adequada. Os exames são realizados sem pedido médico, basta o paciente vir até o CTA, apresentando documento com foto, para tal procedimento”, explica a enfermeira coordenadora, Bruna Precinotto de Melo.

 
 
O CTA de Arapongas está situado na Rua Marabu, 656 – centro, com horário de atendimento das 7h30 às 17h00. Informações podem ser obtidas através do telefone 3902-1266.

Serviços de Acompanhamento

Além do diagnóstico, o CTA realiza também o acompanhamento e tratamentos dos pacientes. Atualmente, o setor atua com 412 pacientes portadores de HIV, 246 portadores de hepatite B e 147 de hepatite C.

 
São feitas entregas de medicamentos, exames de rotina e consultas a esses pacientes, através de infectologistas. Ao todo, 50 consultas são realizadas por semana.

Campanhas e palestras
A fim de levar maior informação e conscientização a respeito de infecções sexualmente transmissíveis (IST), o CTA desenvolve palestras em empresas, escolas e Unidades Básicas de Saúde (UBS’s), distribuição de preservativos femininos, masculinos e gel lubrificante.

Campanhas também são desenvolvidas no decorrer do ano, entre as mais recentes estão a de Carnaval com distribuição de 2.300 preservativos (masculinos e femininos), orientações e entrega de panfletos. No Mês da Mulher, foram realizadas palestras e exames, sendo totalizados 1.236 testes rápidos.

No último dia 9, uma ação preventiva aconteceu no Centro Pop, para a população em situação de rua, na qual 21 testes rápidos foram realizados.

“Agindo Deus, quem impedirá?” Is 43:13

Pousada Por do Sol

JR Martelinho de Ouro

André Quiroga

Clique para ouvir

Convocação Clube Campestre

Kombucha da Si – Clique Vídeo

Jornal Edição de Notícias

Resumo de Notícias Mensal

× Anuncie no site
%d blogueiros gostam disto: