Arapongas

Saúde realizou 1.682 exames no período de três meses

Compartilhe no WhatsApp

Secretaria Municipal de Saúde, através do Centro de Testagem e Aconselhamento(CTA) de Arapongas, divulgou nesta terça-feira (16) dados referentes aos atendimentos, entre eles, testes rápidos de HIV, sífilis e hepatite B e C realizados de janeiro a março deste ano.

De acordo com o setor, em janeiro foram efetuados 559 atendimentos, sendo 145 testes de HIV e 138 testes de sífilis, 138 de hepatite C e 138 de hepatite B. Em fevereiro, o total foi de 475, sendo 127 testes de HIV e 116 testes para cada exame de sífilis, hepatite B e C.

Em março, foram 648 atendimentos (165 HIV, 161 sífilis, 161 hepatite C, 161 hepatite B).

Nos meses citados, três pacientes tiveram resultado positivo para HIV, oito para sífilis, um para hepatite C e dois para hepatite B. “Por isso, a importância do trabalho que o CTA desenvolve em Arapongas, o diagnóstico rápido de doenças para que sejam tratadas de maneira adequada. Os exames são realizados sem pedido médico, basta o paciente vir até o CTA, apresentando documento com foto, para tal procedimento”, explica a enfermeira coordenadora, Bruna Precinotto de Melo.

 
 
O CTA de Arapongas está situado na Rua Marabu, 656 – centro, com horário de atendimento das 7h30 às 17h00. Informações podem ser obtidas através do telefone 3902-1266.

Serviços de Acompanhamento

Além do diagnóstico, o CTA realiza também o acompanhamento e tratamentos dos pacientes. Atualmente, o setor atua com 412 pacientes portadores de HIV, 246 portadores de hepatite B e 147 de hepatite C.

 
São feitas entregas de medicamentos, exames de rotina e consultas a esses pacientes, através de infectologistas. Ao todo, 50 consultas são realizadas por semana.

Campanhas e palestras
A fim de levar maior informação e conscientização a respeito de infecções sexualmente transmissíveis (IST), o CTA desenvolve palestras em empresas, escolas e Unidades Básicas de Saúde (UBS’s), distribuição de preservativos femininos, masculinos e gel lubrificante.

Campanhas também são desenvolvidas no decorrer do ano, entre as mais recentes estão a de Carnaval com distribuição de 2.300 preservativos (masculinos e femininos), orientações e entrega de panfletos. No Mês da Mulher, foram realizadas palestras e exames, sendo totalizados 1.236 testes rápidos.

No último dia 9, uma ação preventiva aconteceu no Centro Pop, para a população em situação de rua, na qual 21 testes rápidos foram realizados.

Ofertas Molicenter – Válidas até 30/06

FX Trading Corporation

Marmitaria Temperos da Vovó

Solução Informática e Tecnologia

Macarronada Beneficente

Palestra 18/06 – Cine Mauá

Inscrições clique na imagem

Zé da Balada