Deputado Tiago Amaral Notícias Geral

Vitória para o norte do Paraná e para Londrina que é a única cidade do estado a ter dois batalhões

Compartilhe no WhatsApp

“A pauta é sediada em Londrina, mas de importância regional, e Londrina passa a ser a única cidade do interior do estado a ter dois batalhões”, comemorou Tiago Amaral.

O deputado anunciou nesta terça-feira (dia 19), a publicação em Diário Oficial da criação do 30º Batalhão da Polícia Militar, com sede em Londrina, responsável pelo policiamento ostensivo de Alvorada do Sul, Bela Vista do Paraíso, Ibiporã, Jataizinho, Londrina (norte), Primeiro de Maio e Sertanópolis. Com a alteração, fica extinta a 4ª Companhia Independente da PM e criada a 11ª Companhia Independente da PM, responsável pelo policiamento de Cambé. Londrina ainda tem o 5º Batalhão.

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou no final de abril o decreto que cria o Batalhão e a CIA independente e promove alterações na organização do policiamento da região norte. As duas propostas são lutas antigas do deputado estadual Tiago Amaral e visam uma reorganização no policiamento da região. Em abril, Tiago conversou com o governador Ratinho Junior, depois se reuniu com o chefe da Casa Civil, João Carlos Ortega, e na sequência com o secretário da Fazenda, Rene Garcia para tratar do assunto.

Relator do orçamento, Tiago Amaral já conseguiu separar R$ 10 milhões no orçamento do estado para viabilizar a obra e a implantação do novo batalhão em Londrina e R$ 5 milhões para a Companhia Independente de Cambé.

Batalhão da Zona Norte de Londrina

A criação do batalhão e da CIA Independente faz parte de uma   reorganização, que já começou, e que tem o objetivo de dar agilidade aos atendimentos, mais efetivo para a região e mais condições de trabalho para os policiais militares. Na reorganização, as cidades de Alvorada do Sul, Bela Vista do Paraíso, Primeiro do Maio e Sertanópolis passaram a ser atendidas pela 4ª Companhia Independente de Polícia Militar (4ª CIPM), que tem uma grande estrutura e está, logisticamente, do lado desses municípios, melhorando a resposta da PM no atendimento à população. A 4ª CIPM é responsável pelo policiamento da zona norte de Londrina, com 220 mil habitantes e mais os quatro municípios.

Prefeitos dos quatro municípios elogiam a mudança que só trouxe melhorias no fortalecimento da segurança. “Nós ganhamos na mega sena com essa mudança”, afirma o prefeito de Alvorada do Sul, Marcos Pinduca, se referindo aos quatro municípios que passaram a ser atendidos pela 4ª CIPM. No dia 14 de março prefeitos da região se reuniram na prefeitura de Londrina para selar o acordo para a construção do Batalhão no terreno localizado na Av Saul Elkind.

A construção do batalhão será em um terreno cedido ao governo do estado pela prefeitura. Ele está localizado na Avenida Saul Elkind, uma via comercial na zona norte de Londrina que, estrategicamente, é o local mais adequado para o funcionamento eficiente do batalhão pela proximidade com os outros municípios. Além de fortalecer a segurança em Londrina e municípios da região, o local onde será instalado o Batalhão vai promover mais segurança a uma das avenidas com comércio e intensa circulação de pessoas. Todas as viaturas partirão dali o que dará uma presença muito grande de volume de policiamento e levará sensação de segurança aos comerciantes e moradores.

“Com a elevação da companhia a batalhão e com a instalação neste local, a Saul Elkind vai se transformar na via comercial mais segura do estado porque vai ter um batalhão estruturado que atende várias cidades diferentes e a conexão a todas elas é pela mesma avenida”, explica o deputado Tiago Amaral.

A comerciante Luzenete Sousa da Conceição, dona de uma loja de calçados na avenida há 19 anos, é uma das empresárias locais que participou de um abaixo-assinado pedindo a instalação do batalhão nessa região. “Eu já vi muito assalto, roubo, furto por aqui. Eu mesma já fui assaltada seis vezes. A presença da polícia é uma necessidade”, afirma Luzenete. Ela elogia a atuação de Tiago Amaral para conseguir concretizar o projeto. “Ele ouviu os comerciantes e entendeu a nossa preocupação não só com as nossas lojas mas também com a segurança de quem circula por aqui”, conclui.

Outro antigo comerciante da região, Luiz Gonçalves Franco, proprietário da fábrica Doces e Massas Primavera há 32 anos, também comemora a instalação do batalhão nesta região. “O batalhão por perto vai reforçar a confiança da comunidade na polícia. A região norte do município cresceu muito, não apenas em população, aqui temos comércio, indústrias e tudo isso precisa de mais atenção da PM”, afirma o comerciante.

CIA Independente de Cambé

Com a implantação do Batalhão será possível criar uma Companhia Independente da PM em Cambé e fazer a desvinculação do 5º batalhão de forma legal e institucional.   Uma reestruturação planejada e bem executada que oferecerá uma cobertura de policiamento mais eficiente. “Para que a população possa entender o que muda, a Polícia Militar em Cambé terá mais estrutura para garantir a segurança da cidade, com mais policiais nas ruas e mais viaturas”, aponta o prefeito Conrado Scheller. Cambé possui uma população estimada de 107 mil habitantes em uma área territorial de 495 km2.

“Agindo Deus, quem impedirá?” Is 43:13

Clique para ampliar

Feliz Páscoa

Kombucha da Si – Clique Vídeo

JR Martelinho de Ouro

André Quiroga

Festa do Milho

Jornal Edição de Notícias

Resumo de Notícias Mensal

× Anuncie no site
%d blogueiros gostam disto: