Arapongas

Vigilância Sanitária divulga relatório de serviços prestados no decorrer de 2019

Compartilhe no WhatsApp

A Secretaria Municipal de Saúde, através do Departamento de Vigilância Sanitária, divulgou nesta quarta-feira (04), o relatório dos serviços executados durante todo o ano de 2019. Divididos em tabelas quadrimestrais, os dados apresentam a atuação em tópicos específicos, que incluem inspeções sanitárias, atendimentos a denúncias ou reclamações, licenciamento de estabelecimentos, entre outros. Com ações que promovam e protegem a saúde da população, evitando a exposição à riscos.

De acordo com os dados, de janeiro a dezembro do ano passado, relacionados aos tópicos destaques, constam: 18 inspeções em estabelecimentos quanto à demanda de Ofícios da Regional de Saúde, para averiguações de produtos adulterados/ou falsificados, sem registro no órgão competente; 2.391 inspeções sanitárias; 138 atendimentos a denúncias ou reclamações; 342 inspeções em empresas com finalidade específica em Saúde do Trabalhador; 609 inspeções para emissão do Habite-se( voltados à moradia); 9 atendimentos de animais raivosos; 180 coletas de água para análise de colimetria(coliformes totais e E.colli); seis atividades educativas para à população; oito atividades educativas para os profissionais da área da saúde; 685 conferências de balanço de medicamentos psicoativos e outros sujeitos a controle especial; 322 liberações de notificações de receita A( controle de vendas nas farmácias); 15 emissões de Certificados de Regularidade de distribuidoras/ farmácias hospitalares e clínicas(relacionados ao comércio na área da saúde); 664 monitoramentos dos Registros de Escrituração do Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados(SNGP) e 3.137 comprovações dos cadastros de estabelecimentos, junto ao Sistema Estadual de Informação em Vigilância Sanitária(SIEVISA), caracterizando o registro de histórico das empresas e demais locais junto à vigilância sanitária.

“Nossos agentes atuam através de ações capazes de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde e de intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da produção e circulação de bens e da prestação de serviços de interesse da saúde. Nosso quadro anual de 2019 mostra números consistentes em diferentes áreas de atuação, que somadas priorizam a saúde pública”, disse o coordenador da Vigilância Sanitária, Ernesto Simões de Melo. Ele enfatiza ainda que os fiscais do departamento de vigilância estão à disposição para informações, incluindo orientações das estruturas físicas de imóveis para abertura de estabelecimentos comerciais. A sede da Vigilância Sanitária de Arapongas está situada na Rua das Pombas, 1294 – Centro, com atendimento das 07h às 19h , a fim de atender toda a demanda, facilitando o acesso da população.

Acessando o site da Prefeitura de Arapongas, através do link: (https://www.arapongas.pr.gov.br/saude/49_saude_vigilancia-sanitaria) constam demais informações sobre o departamento de Vigilância Sanitária, entre elas, áreas de atuações, funções, perguntas frequentes com respostas importantes para o entendimento da população.

Você sabia?

No Brasil, a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) é responsável por criar normas e regulamentos e dar suporte para todas as atividades da área no País. A ANVISA também é quem executa as atividades de controle sanitário e fiscalização em portos, aeroportos e fronteiras. No Paraná a Vigilância Sanitária Estadual acompanha o trabalho executado pelas vigilâncias sanitárias municipais e complementa ações e normas quando há necessidade.

FONTE: Sesa

“Agindo Deus, quem impedirá?” Is 43:13

Dia do Trabalhador

Clique para ampliar

Kombucha da Si – Clique Vídeo

JR Martelinho de Ouro

André Quiroga

Clique para ouvir

Festa do Milho

Jornal Edição de Notícias

Resumo de Notícias Mensal

× Anuncie no site
%d blogueiros gostam disto: