O vereador Major Arduim esteve visitando a construção do Centro de Detenção Provisória (CDP) juntamente com a engenheira Carol, que é uma das responsáveis do desenvolvimento da obra.
Cerca de 23 operários estão trabalhando no local e a parte da fundação está praticamente pronta. A previsão de entrega da do estabelecimento é para outubro.
A nova unidade terá 136 vagas para presos masculinos, e visa melhorar o sistema penitenciário estadual. O espaço está sendo construído em um terreno de cerca de 2 mil metros quadrados, doado pelo município e está localizado na Rua Rouxinol, na região do Parque Industrial XI. O investimento será de R$ 7,3 milhões, financiado com recursos do Tesouro do Estado.
” As obras estão em pleno andamento, o que vai possibilitar que a unidade seja entregue o mais rápido possível, proporcionando mais vagas ao sistema penitenciário para melhoria da segurança dos araponguenses”, comentou o Vereador Arduim.
A cidade de Arapongas está com grande expectativa, já que será feita a demolição da atual na cadeia que fica localizada no centro da cidade.
Durante o lançamento do Plano Municipal de Segurança Pública, o prefeito Sérgio Onofre, disse que antes mesmo da nova unidade ficar pronta, será feita transferência dos presos de Arapongas para a nova unidade da Penitenciária Estadual de Londrina (PEL). “No dia 18 de março será inaugurada a unidade da PEL em Londrina e o secretário de Segurança do Paraná, com o aval do governador Ratinho Jr, garantiu a transferência dos nossos presos. E com isso, a Prefeitura vai demolir a atual cadeia no centro da cidade”, afirmou o Prefeito.