Mauá da Serra

Veado-catingueiro surge em câmera ‘trap’ pela área rural de Mauá

Compartilhe no WhatsApp

Um veado-catingueiro surgiu nesta segunda-feira (24) durante a filmagem de uma câmera trap (câmera armadilha), que fica posicionada na área rural de Mauá da Serra e que monitora onças que circulam por esta região da cidade. O equipamento pertence ao biólogo Fernando Felipe Rodrigues, de Apucarana, norte do Paraná. 

“Nossa câmera ‘Trap Selvagem’ conseguiu imagens de um veado-catingueiro, que circulou pela zona rural de Mauá da Serra. Ele é considerado um cervídeo de pequeno porte e é difundido por quase todo o Brasil. Ele serve de alimento para diversas espécies de predadores”, explica o biólogo. 

O local exato onde o animal foi visto não pode ser divulgado por uma questão de segurança, conforme o profissional. “Nesta localidade as onças são monitoradas e por isso, essas câmeras ficam espalhadas. Por questão de segurança, a gente não pode dizer onde exatamente o veado foi visto”, complementa. 

CURIOSIDADES SOBRE O VEADO-CATINGUEIRO 
Sua pelagem é marrom-acinzentada, mais escura no meio do dorso e com o ventre mais claro, próximo do branco. A garganta e a parte inferior da cauda são esbranquiçadas e o pescoço acinzentado. A testa tem um tufo de pelos escuros e os chifres, que só existem no macho, são galhadas simples e retas, sem ramificações, que atingem no máximo 12 cm de comprimento. As fêmeas, ao invés de chifres, têm apenas uma elevação e sua pelagem é um pouco mais clara que a do macho.

A maioria dos indivíduos tem uma pinta branca acima dos olhos que é inexistente nas outras espécies. O comprimento do adulto varia entre 902 cm e 1,25 cm. O peso pode variar entre 11 a 25 kg, ficando geralmente próximo dos 17 kg.

Alimentação: dieta ampla que inclui broto de gramíneas, leguminosas, frutas e flores.

Biologia e comportamento social: tem hábitos noturnos e diurnos; costuma sair pela manhã, sozinho ou aos pares, para se alimentar.

Reprodução: Solitário, reproduz-se em todos os meses do ano e pressente a fêmea a grande distância. Eles ficam juntos por uma ou duas semanas e, após uma gestação de aproximadamente 206 dias, a fêmea tem um único filhote que pesa cerca de 500 g. A pelagem do filhote é marrom, salpicada de pintas brancas distribuídas pelos flancos.

Predadores: cachorro doméstico, cachorro-do-mato e felinos, como onças.

Longevidade: média de 20 anos.

Habitat: matas densas que margeiam os rios. Pode ser encontrado também em campos abertos onde existem matas próximas.

Fonte: Ambiente Brasil. 

“Agindo Deus, quem impedirá?” Is 43:13

Dia do Trabalhador

Clique para ampliar

Kombucha da Si – Clique Vídeo

JR Martelinho de Ouro

André Quiroga

Clique para ouvir

Festa do Milho

Jornal Edição de Notícias

Resumo de Notícias Mensal

× Anuncie no site
%d blogueiros gostam disto: