Apucarana

Trecho urbano da BR-376 ganha iluminação em LED

Compartilhe no WhatsApp

 

Ação da Prefeitura de Apucarana contempla a Avenida Minas Gerais, em trecho que compreende cruzamento com a Avenida Santa Catarina até o acesso ao Núcleo Habitacional Adriano Correia

 

A Avenida Minas Gerais recebe modernização da iluminação pública. O investimento, que é realizado pela prefeitura através do Instituto de Desenvolvimento, Pesquisa e Planejamento de Apucarana (Idepplan), envolve a substituição das luminárias antigas por novas de tecnologia LED.

As ações estão sendo realizadas em etapas e vão atender toda a extensão da avenida, entre o cruzamento com a Avenida Santa Catarina até o acesso ao Núcleo Habitacional Adriano Correia, nas imediações do Contorno Sul. “Há questão de 20 dias concluímos a primeira etapa, instalando 84 luminárias de tecnologia LED 250 watts, entre o cruzamento com a Avenida Santa Catarina (pontilhão da linha férrea) até o cruzamento com a Rua Padre Severino Cerutti. E, nesta semana, iniciamos uma nova etapa, onde vamos promover modernização de mais 83 pontos até o acesso ao núcleo habitacional”, destaca o prefeito Júnior da Femac, que vistoriou os serviços nesta quinta-feira (30/07).

Júnior frisa que o trabalho que vem beneficiado a Avenida Minas Gerais teve início no viaduto do Contorno Norte, com a substituição de outras 84 luminárias da Avenida Brasil até o cruzamento com a Avenida Santa Catarina. “A iluminação pública tem um papel importante na questão da segurança pública e é tratada com prioridade pela administração municipal”, diz o prefeito.

As luminárias substituídas, explica o diretor-presidente do Instituto de Desenvolvimento, Pesquisa e Planejamento (Idepplan), Lafayete Luz, não atendiam mais a sua função. “Além de tecnologia antiga e ultrapassada, não emitiam mais luminosidade adequada para uma avenida do porte da Minas Gerais. Ao contrário das que estamos instalando agora, que são as mais modernas e de maior potência existentes em escala comercial para vias públicas, com alta capacidade de emissão de luz e economia”, revelou Luz, que é engenheiro eletricista. De acordo com ele, outras avenidas de Apucarana serão beneficiadas com a modernização.

Os recursos utilizados são oriundos da Contribuição de custeio da iluminação pública (Cosip). “Neste pacote autorizado pelo prefeito Júnior da Femac está sendo trocado um total de 4.133 luminárias de vapor de mercúrio e de vapor de sódio, por novas vapor metálico e também de tecnologia LED”, informa o diretor-presidente do Idepplan. O investimento é na ordem de 2,6 milhões.

Bairros – Paralelo aos trabalhos na Avenida Minas Gerais, a empreiteira vencedora da licitação segue com a troca de luminárias na Vila São Carlos, desde a Avenida Irati até as proximidades do Parque Municipal Jaboti. O projeto de modernização da iluminação pública em andamento já contemplou diversos bairros, como os jardins Colonial, Aviação e Santos Dumont, residenciais Jaçanã, Sumatra I, II e III, Jardim Santiago, Residencial Interlagos, Parque Bela Vista, Jardim Novo Horizonte, Avenida Brasil (saída para Londrina), Parque Industrial da Juruba, Recanto Mundo Novo e Núcleo Vale Verde.

“Agindo Deus, quem impedirá?” Is 43:13

Clique para ampliar

Feliz Páscoa

Kombucha da Si – Clique Vídeo

JR Martelinho de Ouro

André Quiroga

Festa do Milho

Jornal Edição de Notícias

Resumo de Notícias Mensal

× Anuncie no site
%d blogueiros gostam disto: