Um tornado atingiu a cidade de Cafelândia, a 50 km ao norte de Cascavel, na tarde desta sexta-feira (9), por volta das 15h30. Pouco depois, por volta das 16h, um sinal claro de evento mais severo também foi registrado na cidade de Umuarama, no noroeste do Estado. A informação foi confirmada pelo Instituto Tecnológico Simepar, que não descarta a possibilidade de mais ocorrências semelhantes em outras regiões do Paraná.
Os ventos fortes podem ter chego a 100km/h, destruindo algumas propriedades na cidade de Cafelândia. O fenômeno também teria sido registrado em cidades vizinhas, como Palmitópolis e Nova Aurora, arrancando árvores e derrubando postes.
De acordo com o meteorologista do Simepar, Samuel Braun, a frente fria mantém o tempo bastante instável, propiciando a ocorrência de tornado e tempestades de granizo. “A presença de uma frente fria sobre a região sul do país e os níveis atmosféricos com calor e umidade favorecem a ocorrência de tempestades de granizo e tornados. Embora a ocorrência de tornado no país não seja tão comum, as condições climáticas nos põe em estado de alerta”, disse.
Previsão
Para os próximos dias, a previsão em Londrina é de tempo instável, com possibilidades de chuva a qualquer hora. O clima permanece abafado durante o fim de semana. A partir da semana que vem, as temperaturas podem cair alguns graus. A previsão do Simepar é de que na quarta-feira (14) o frio volte a aparecer, mas não permaneça por muito tempo. Até o fim da semana que vem as temperaturas devem aumentar novamente.