Teste da vacina contra a Covid-19 no Paraná será aplicado em profissionais da saúde voluntários

111837318-gettyimages-871322928
Compartilhe no WhatsApp

Hospital de Clínicas, em Curitiba, foi um dos 12 centros escolhidos pelo Instituto Butantan para realizar os testes da vacina desenvolvida por uma farmacêutica chinesa. Expectativa é de que os voluntários recebam as doses em agosto.

Os testes de uma vacina chinesa contra o novo coronavírus no Paraná serão aplicados em profissionais da saúde voluntários – público considerado mais exposto ao contágio.
O Hospital de Clínicas do Paraná (HC), que pertence a Universidade Federal do Paraná (UFPR) e fica em Curitiba, foi um dos doze centros escolhidos para testar a vacina. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (1°).
Em todo o Brasil, serão escolhidos 9 mil voluntários. Ainda não há informações de quantos voluntários receberão a vacina no Paraná.
 

CoronaVac
 
A vacina foi desenvolvida pela farmacêutica chinesa Sinovac Biotech e recebeu o nome de CoronaVac. O Instituto Butantan faz parte no desenvolvimento desta vacina – que é uma das mais de 130 que vêm sendo testadas no mundo -, e ficou responsável pela terceira etapa, a de estudo clínico.
Os responsáveis pelo desenvolvimento da vacina afirmam que ela é feita com uma versão do vírus inativo – em que não há a presença do vírus vivo – método que reduz riscos.
Segundo eles, é o mesmo princípio adotado na produção de vacinas contra a hepatite e alguns tipos de influenza.
“Nesse momento, na minha expectativa, é uma das vacinas mais promissoras do mundo. Nós vamos sair já com um acordo, havendo registro, de disponibilização para o Brasil, inicialmente, de 60 milhões de doses”, disse o presidente do Instituto Butantan, Dimas Covas.