Com uma série de cuidados, devido à pandemia de coronavírus, e um grupo reduzido de pessoas, foi realizada na manhã desta sexta-feira (26), no salão nobre da Prefeitura, uma solenidade para comemorar os 12 anos da primeira turma da Guarda Municipal de Arapongas. O ponto alto foi a condecoração dos 20 guardas municipais que cumpriram as exigências de um decreto criado em 2018, fazendo jus à “Condecoração 10 Anos” por “abnegação, capacidade profissional e relevantes serviços à corporação e à comunidade”.
“É uma pena que a pandemia nos impeça de fazermos um grande evento para comemorar à altura a importância da Guarda Municipal. Ela é uma corporação hoje respeitada pelo Judiciário, pelo Ministério Público, pelas igrejas, pelo Conselho Comunitário de Segurança, enfim por toda a sociedade organizada de Arapongas”, afirmou o prefeito Sérgio Onofre. Ele lembrou quando a Guarda foi criada, na gestão Beto Pugliese, destacando o trabalho feito à época. “A Guarda tinha tudo para dar certo e deu. Porém, nada disso teria ocorrido se não fosse a dedicação de cada integrante da corporação”, acrescentou o prefeito. Onofre também foi homenageado pelo apoio que tem dado à Guarda desde a época em que foi vereador e presidente da Câmara.
A Guarda Municipal foi criada no dia 13 de abril de 2006. Hoje ela conta com um efetivo de 82 guardas, sendo 11 mulheres. É divida em setores como Rádio Patrulha, Centro de Comando Operacional, Vídeo Monitoramento, Reserva de Armamento, Trânsito, Coordenadoria de Educação para o Trânsito, Departamento Antidrogas (DAD), Patrulha Escolar, Patrulha Ambiental, Patrulha Maria da Penha, Grupo de Apoio Tático (GAT), Canil, Setor Administrativo e Setor de Projetos.
O deputado estadual Paulo Rogério do Carmo (PSL), que no início da carreira atuou no posto da Polícia Rodoviária de Rolândia, também esteve presente. Ele falou sobre a importância da dedicação pessoal dos guardas e do apoio do Poder Público para o fortalecimento do setor. O secretário de Segurança Pública, Paulo Sérgio Argati, destacou o quanto a Guarda Municipal avançou desde a sua criação e anunciou algumas conquistas mais recentes, como a aquisição de um drone, três carabinas para reforço no trabalho de rua e extensão do porte 24 horas.
O evento contou ainda com a presença do vice-prefeito Jair Milani, do superintendente da Guarda Municipal, Vagner Alexandrino de Souza, do major Humberto Cavalcante, comandante da 7ª. Companhia Independente da Polícia Militar, do tenente Matheus Justino Cândido, comandante do Corpo de Bombeiros de Arapongas, do diretor de Trânsito, major Reinaldo Gucci, e do advogado Luiz Alberto Yokomizo, presidente do Conselho Comunitário de Segurança e Bem-Estar Social. Participaram também os ex-secretários de Segurança e Trânsito Homero Bazana, Edwayne Arduin, tenente Antônio Glênio de Oliveira Machado, tenente Antônio Aparecido de Oliveira e Mário Antônio Cardoso. Glênio inclusive viajou mais de mil quilômetros para participar da solenidade, esforço que foi destacado durante o evento.