Início » Sob pressão, deputados aprovam projeto que suspende reajuste dos servidores
Notícias Geral

Sob pressão, deputados aprovam projeto que suspende reajuste dos servidores

Compartilhe no WhatsApp

Após uma guerra de liminares na Justiça e sob pressão de servidores estaduais nas galerias da Assembleia Legislativa, dos deputados estaduais aprovaram na noite desta terça-feira (22), em primeira discussão, o projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2017 com a emenda do Executivo que suspende o reajuste salarial do funcionalismo previsto para janeiro. Foram 34 votos favoráveis e 18 contrários. A proposta voltará ao plenário para segunda discussão na noite da próxima quinta-feira (24).

Houve protesto nas galerias, lotadas de servidores. O presidente do Tribunal de Justiça do Paraná, desembargador Paulo Roberto Vasconcellos, derrubou no início da noite a liminar que impedia a votação do adiamento do reajuste dos servidores paranaenses. Com isso, a Assembleia Legislativa retomou a votação.

A sessão foi reiniciada perto das 19h30, com discursos inflamados da oposição, que alega que a decisão judicial segue valendo, pois o presidente do TJ-PR teria analisado apenas o recurso da Assembleia que alegava que não existia mais uma emenda suspendendo o reajuste, mas sim um texto substitutivo, que já incorporava o adiamento da reposição inflacionária aos servidores, informa a Gazeta do Povo.

No início da tarde, o desembargador do Tribunal de Justiça, Jorge de Oliveira Vargas, havia concedido liminar em favor de deputados da Oposição suspendendo a tramitação da Emenda Modificativa e Aditiva ao Projeto de Lei nº 153/2016, que trata da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o exercício 2017. As Procuradorias da Assembleia e do Governo recorreram e conseguiram reverter à decisão.

A sessão plenária foi aberta normalmente às 14h30, com o comunicado do presidente de que o item três da Ordem do Dia seria retirado momentaneamente da pauta de votação, em razão da decisão liminar. Após pouco mais de uma hora de sessão, o presidente Traiano anunciou a suspensão da mesma em razão de um entendimento prévio da Procuradoria da Alep. “A decisão de que fui intimado minutos antes da presente sessão ordena a suspensão da tramitação da emenda encaminhada pelo ofício 209/2016. Contudo, tem-se que a referida emenda não mais tramita, tendo em vista que a Comissão de Orçamento aprovou o substitutivo geral”Traiano suspendeu a sessão e convocou um novo encontro dos deputados em plenário às 19h30,

Sem dinheiro em caixa

O projeto de lei foi enviado pelo governador Beto Richa (PSDB) à Assembleia para revogar o reajuste previsto em lei sancionada no ano passado. A recomposição da inflação, além de um adicional de 1%, estava garantida na legislação, aprovada em 2015 para acabar com uma greve dos servidores públicos. Mas agora o governo diz não ter caixa para honrar com o compromisso ao mesmo tempo em que paga promoções e progressões de carreira.

Nova emenda

Os deputados que integram a bancada de oposição ao governo de Beto Richa conseguiram 18 assinaturas e apresentaram uma subemenda que propõe o parcelamento do reajuste e também das promoções e progressões.

Pela emenda, o IPCA acumulado de janeiro a dezembro de 2016 (6,8%) seria pago em três parcelas: 3% em janeiro; 2% em agosto; e 1,8% em setembro. Em relação as promoções e progressões, a emenda estabelece que seriam implantadas no mês de janeiro do ano que vem as referentes ao ano de 2015; em agosto as referentes em 2016; e parceladamente a partir de 2017 os pagamentos atrasados referentes aos anos de 1015,2016 e 2017.

Esta subemenda foi rejeitada na Comissão de Orçamento, e os deputados de oposição tentam colher assinaturas para conseguir um requerimento que leve o texto para votação em Plenário.

Foto e Informações: bandab.com.br

“Agindo Deus, quem impedirá?” Is 43:13

Kombucha da Si – Clique Vídeo

JR Martelinho de Ouro

André Quiroga

Clique para ouvir

Pousada por do Sol- Clique

Encontro de Colecionadores

Jornal Edição de Notícias

Resumo de Notícias Mensal

× Anuncie no site
%d blogueiros gostam disto: