Equipes executam reaterro das aduelas na obra da Rua Pavão
A Secretaria Municipal de Obras e Desenvolvimento Urbano (Seodur) está executando os serviços da nova canalização do Ribeirão Bandeirantes. Após a instalação das aduelas, atingindo 70 metros de extensão, as equipes realizam o reaterro nas estruturas. “Esta parte da obra demandou um tempo maior do que o previsto por conta de sua complexidade. Cada aduela pesa cerca de 10 toneladas por metro linear e foram instaladas por 70 metros de comprimento, a fim de vencer a vasão da água do Rio Bandeirantes. Além disso, foi realizado o chamado ‘berço’ de assentamento das peças, seguido de assentamento e acabamento necessário para o reaterro das aduelas”, explica o engenheiro civil da Seodur, Ricardo Koike.
Ele reforça que a obra da Rua Pavão envolve vários tipos de serviço dentro da construção civil, onde os próximos passos consistem na construção de muros de gabiões, incluindo ala de entrada e saída de água e construção de rotatórias contempladas no projeto de reurbanização. No total, a obra está orçada em R$ 3.098.000,00 provenientes do Governo Estadual (Paraná Cidades), com R$ 598 mil de contrapartida do município.
PROJETO
A obra da Rua Pavão inclui ainda 34 mil metros quadrados de recapeamento e pavimentação asfáltica em CBUQ, da Rua Perdizes até a Rua Guaratinga, com extensão de 3,2 km, calçamento e alambrados para via de pedestres, sinalização viária (vertical e horizontal), ordenamento do trânsito com construção de três rotatórias (uma na Rua Pavãozinho-do-pará com Sanhaço-rei, uma na Rua Jurutau e outra no Porthal das Flores), além de arborização.