Início » Semana Municipal da Consciência Negra é encerrada com palestras no Módulo Cultural de Mandaguari
Mandaguari

Semana Municipal da Consciência Negra é encerrada com palestras no Módulo Cultural de Mandaguari

Compartilhe no WhatsApp

Durante o período colonial do Brasil, 4,6 milhões de africanos foram retirados da sua terra natal e trazidos para o Brasil. Aqui trabalharam em condições desumanas e sem perspectiva na construção de uma nação. Libertos da escravidão em 13 de maio de 1888, pela lei Áurea, após uma luta dura de abolicionistas e da própria resistência negra, esta população foi simplesmente jogada a sua própria sorte.
 

Em Mandaguari, a Prefeitura de Mandaguari, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, promoveu no último sábado (26), no auditório do Módulo Cultural, duas palestras sobre consciência negra. As palestras serão ministradas pelo vice-presidente do Conselho Estadual da Promoção da Igualdade Racial, Alexandre César, e pela orientadora social e membro do Instituto de Mulheres Negras de Maringá, Aline de Souza.
 

O evento foi aberto para a população em geral e, além das palestras, tivemos apresentações culturais com a Amag (Associação Maria Aparecida Gomes) e com o poeta mandaguariense Dercílio Santa Júnior.
 

O evento contou comas presenças da prefeita Ivonéia Furtado, do secretário de Assistência Social, Murilo Meleiro e dos vereadores Danilo Camilo, Sabino, Claudete Pereira Velasco e Sebastião Alexandre da Silva, este último autor da lei municipal 3.441/2020, que instituiu, no calendário oficial de eventos do município, a “Semana Municipal da Consciência Negra” e ficou reconhecida a data de 20 de Novembro como a data comemorativa para a Comunidade Negra do Município, a ser comemorada anualmente, na semana que compreender o dia 20 de novembro, tendo durante a semana várias atividades relacionadas ao tema.
 

Na questão da igualdade racial, a atual administração é pioneira em levantar essa discussão. Tanto, que o projeto para criação do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial, para organizar as ações e reduzir as desigualdades raciais, já está na Câmara.
 

HISTÓRIA – Em 20 de novembro é comemorado o Dia Nacional da Consciência Negra. A data, instituída oficialmente pela Lei nº 12.519 de 2011, faz referência à morte de Zumbi, último líder do Quilombo dos Palmares.

Acompanhe o trabalho da Prefeitura em: 
www.facebook.com/prefeiturademandaguari e www.instagram.com/prefmandaguari

Fonte: Comunicação Social da Prefeitura de Mandaguari

“Agindo Deus, quem impedirá?” Is 43:13

Kombucha da Si – Clique Vídeo

JR Martelinho de Ouro

André Quiroga

Clique para ouvir

Pousada por do Sol- Clique

Encontro de Colecionadores

Jornal Edição de Notícias

Resumo de Notícias Mensal

× Anuncie no site
%d blogueiros gostam disto: