Arapongas

SEGURANÇA PÚBLICA: Em dois anos, Arapongas derruba índice de homicídios em 67%

Compartilhe no WhatsApp

O município de Arapongas melhorou os índices de segurança em todos os setores, nos dois últimos anos, fazendo com que a política desenvolvida no setor seja referência no Estado. Foi o que demonstrou o lançamento do Plano Municipal de Segurança Pública 2019, em solenidade realizada na manhã desta quinta-feira (14), no auditório da Prefeitura. Em sua terceira edição, o Plano concentra atividades conjuntas entre as Forças de Segurança (Guarda Municipal, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Conselho Comunitário de Segurança).

Dados estatísticos apresentados durante o evento mostram que a redução mais efetiva ocorreu nos casos de homicídio. Em 2016, foram registrados 21 crimes desta natureza, em 2017 foram 13 casos e no ano passado sete, uma diminuição de 67%. Nos roubos a residência, Arapongas apresentou em 2016 o total de 70 registros, 44 em 2017 e 13 durante 2018, diminuição de 81%. Mesmo no caso dos furtos a residência, mais comuns, houve redução de quase 30% entre 2016 (686 casos), 2017 (557 casos) e 2018 (484 casos).

Nos roubos de veículos, 92 foram registrados em 2016, 63 em 2017 contra 28 no ano passado, com variação de 70%. “Esses números comprovam que a política de segurança pública implantada pela atual gestão está no caminho certo, reduzindo de forma muito significativa os índices de criminalidade”, afirmou o secretário de Segurança Pública e Trânsito, Paulo Sérgio Argati. Segundo ele, em continuação a este trabalho conjunto serão intensificadas ações em tecnologia, como mais câmeras de segurança, maior proximidade com a população, com palestras de segurança nos bairros e repressão ativa no combate às drogas. “Temos uma atuação que é referência não apenas na região, mas também em todo o Paraná. Com isso, a busca por melhorias continua incessantemente”, acrescentou Argati.

O novo delegado chefe da 22ª Subdivisão de Arapongas, Maurício de Oliveira Camargo, também destacou o serviço conjunto. “É notável o trabalho que a Guarda Municipal e demais Forças de Segurança que atuam em Arapongas. A Polícia Civil está à disposição”, frisou, lembrando pontos de fragilidade na estrutura de segurança, como a superlotação de presos e a necessidade de se construir urgentemente um novo presídio. “O município está fazendo a parte dele. Vamos torcer para que o governo estadual e o governo federal façam sua parte”, afirmou o delegado.

MODELO

Para o prefeito Sérgio Onofre, há ainda muito por se fazer em termos de segurança, mas os índices precisam ser comemorados. “Sabemos que segurança é algo complexo. Se você chegar para alguém que teve a casa assaltada e disser que os índices de criminalidade caíram, a pessoa vai contestar e terá a razão dela porque continua sentindo o problema na pele. Mas olhando o município como um todo, os avanços são indiscutíveis”, afirmou o prefeito. Sérgio Onofre está na presidência do Consórcio Intermunicipal de Segurança Pública e Cidadania de Londrina e Região (Cismel) e da Associação dos Municípios do Médio Paranapanema (Amepar) e lembra que o modelo de segurança de Arapongas está inspirando outras cidades. “A nossa Guarda Municipal está desenvolvendo um projeto que vai servir como base para toda a Amepar, graças aos resultados que estamos alcançando e ao empenho de todas as entidades envolvidas”, acrescentou. Para ele, as ações da administração como um todo também refletem nos índices de segurança. “Pegamos uma cidade que ficou parada por quatro anos e investimos mais de R$ 35 milhões em obras e equipamentos, tudo sem emprestar um centavo”, frisou, anunciando a chegada de novos investimentos, inclusive no setor empresarial, gerando centenas de empregos, o que deve ser formalizado na próxima semana.

Participaram também da solenidade o capitão Dejair Budkevitz, representando o Comando da 7ª Companhia Independente de Polícia Militar, o capitão Élcio José de Meira, comandante do Corpo de Bombeiros de Arapongas, Luiz Alberto Yokomizo, presidente do Conselho Comunitário de Segurança e Bem-Estar Social, sargento Ricardo, da 2ª Cia da Polícia Rodoviária Estadual, secretários municipais, chefe do Detran-Arapongas, Laércio Scarpeta, vereadoras Angélica Ferreira e Cleide Bisca, representantes da OAB de Arapongas e de conselhos municipais, entidades e clubes de serviço.

“Agindo Deus, quem impedirá?” Is 43:13

Dia do Trabalhador

Clique para ampliar

Kombucha da Si – Clique Vídeo

JR Martelinho de Ouro

André Quiroga

Clique para ouvir

Festa do Milho

Jornal Edição de Notícias

Resumo de Notícias Mensal

× Anuncie no site
%d blogueiros gostam disto: