Deputado Tiago Amaral Paraná em Notícias

Segurança ferroviária: municípios ganham canal direto para solucionar problemas

Compartilhe no WhatsApp

Reunião conectou prefeitos com o Ministério dos Transportes e a Rumo e trouxe resultados práticos.

Uma reunião inédita e bastante interativa colocou lideranças de municípios paranaenses que têm travessias de trem para conversar com representantes do Ministério dos Transportes e da concessionária Rumo. Em pauta, a melhoria da segurança nas passagens em nível que cortam 76 cidades, para evitar acidentes e preservar vidas.

O encontro foi nesta quinta (14/9), em Londrina, organizado pelo deputado estadual Tiago Amaral (PSD), presidente da Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa do Paraná. Tiago Amaral lembra que, na audiência pública feita em junho em Curitiba, foi detectada uma falta de clareza sobre qual caminho os prefeitos devem tomar para encontrar soluções. “Os municípios têm interesse em melhorar a segurança nas passagens em nível e precisam saber para quem enviar os projetos e poder acompanhar o andamento”, aponta o deputado.

O representante do Ministério dos Transportes, engenheiro Alex Trevizan, que atua na Secretaria Nacional de Transporte Ferroviário, em Brasília, e o gerente de Relações Institucionais e Governamentais da Rumo, Marcelo Fiedler, responderam dúvidas dos prefeitos e de representantes de vários municípios durante quase quatro horas.

Jandaia do Sul busca soluções para evitar novas tragédias

O prefeito de Jandaia do Sul, Lauro Júnior, levou para a reunião as angústias do município, que viveu em março uma tragédia: o acidente entre um trem e um ônibus da APAE, em que morreram cinco pessoas. A cidade vem desenvolvendo por conta própria ações para melhorar a segurança nas passagens em nível. Mas o prefeito,que também é presidente da AMUVI – Associação dos Municípios do Vale do Ivaí, considera que é preciso ir além,o que agora será possível.

“Nós tínhamos um distanciamento da Rumo e até do Ministério dos Transportes. Com essa reuniãosolicitada pelo deputado estadual Tiago Amaral, nós ficamos mais próximos. A partir de um diálogo maior, nós conseguimos buscar soluções que possam de fato trazer mais segurança para as pessoas”, declara o prefeito Lauro Júnior.

Resultado prático da reunião

O deputado estadual Tiago Amaral anunciou o resultado prático: “Ficou determinado um ponto focal de resposta na Rumo, que abriu um canal direto de comunicação com os municípios, para definir projetos e ações e agilizar encaminhamentos. E o Ministério dos Transportes, que também está aberto ao contato direto, ficou com a responsabilidade de nos ajudar a definir quais investimentos devem ser feitos e as respectivas fontes de recursos”.

Tiago Amaral destaca que a reunião é uma novidade em âmbito nacional, já que órgãos federais e concessionáriasainda não tiveram esse contato estreito com os municípios no restante do Brasil. “Eu tenho certeza de que nós vamos acabar ajudando o próprio Ministério dos Transportes e a Rumo. Eles falaram que vão levar esse nosso modelo de diálogo para os outros estados, para resolver problemas como esses que temos aqui e que se repetem Brasil afora. O Paraná se torna referência mais uma vez diante de todo o país”, celebra o presidente da CCJ da Alep.

“Agindo Deus, quem impedirá?” Is 43:13

Clique para ampliar

Dia da Mulher

Kombucha da Si – Clique Vídeo

JR Martelinho de Ouro

Jornal Edição de Notícias

Resumo de Notícias Mensal

× Anuncie no site
%d blogueiros gostam disto: