Arapongas

Secretaria de Educação adquire máquina de escrever em Braille

Compartilhe no WhatsApp

Prefeitura de Arapongas, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), adquiriu recentemente uma máquina de escrever em Braille – da marca Standard Perkins. O equipamento dará novo reforço no ensino para os alunos que apresentam alguma deficiência visual. Inicialmente, a máquina de braille vai ficar à disposição da Escola Municipal Padre Germano Mayer, na Vila Nova. E será utilizado com a aluna Isabela Silva Rodrigues, de 9 anos, que apresenta cegueira total e autismo. Na tarde de ontem, 27, o prefeito Sérgio Onofre e o secretário da Educação, Luiz Roberto dos Santos, o professor Peta, fizeram a entrega da máquina e também de um soroban – utilizado para a aprendizagem de cálculos matemáticos. O ato contou com a presença da estudante Isabela, de sua mãe Emily Alessandra de Oliveira Silva, e demais profissionais da educação. Peta comemorou a aquisição, que muito contribui para a inclusão dos alunos. “ Nós havíamos emprestado a máquina de braille da cidade de Califórnia, município em que a Isabela residia com a família. E agora, temos o nosso próprio equipamento, e isso é uma satisfação. Graças ao empenho de toda a nossa equipe, e também dos esforços do prefeito Onofre com a área da educação”, disse.

O prefeito parabenizou a dedicação de toda a equipe, e enalteceu a importância de ferramentas práticas para a qualidade da educação. “ Temos buscado uma estrutura que atenda todos os nossos alunos. Inclusão na educação é importante. Com essa nova máquina, nossa aluna Isabela, e qualquer outro que apresente alguma deficiência visual, poderá aprender cada vez mais”, frisou.

A professora de apoio, Paulina Shigueko Araki, especializada em deficiência visual, também acompanhou a entrega, e se diz ainda mais otimista com os trabalhos a serem desenvolvidos. “ A máquina de braille é utilizada para os alunos de baixa visão, ou totalmente cegos, como é o caso da Isabela. Passamos tudo em braille para ela fazer a leitura, existe toda uma grafia em braille, com combinação dos pontos. Por isso, é um equipamento essencial. Já o soroban é utilizado na matemática. Ambos são muito utilizados, ficamos animados com a chegada desses novos materiais.

Animação também por parte da aluna. Isabela já aproveitou para utilizar a nova máquina e o soroban. “ Eu amei muito. Agora vou escrever o nome de todos que estão aqui”, brincou a aluna.

“Agindo Deus, quem impedirá?” Is 43:13

#Partiu Cinema

JR Martelinho de Ouro

Parabéns Arapongas

Jacovós – Parabéns Arapongas

Eudora – Isabela (43)99930-7585

Atom Academia

Clique na Imagem p/Ampliar

Jornal Edição de Notícias

× Anuncie no site
%d blogueiros gostam disto: