Notícias Geral

Seca coloca 4 cidades em alerta de abastecimento

Compartilhe no WhatsApp

Com um período superior a 80 dias de estiagem na região, a Sanepar divulgou nota ontem afirmando que 4 municípios do Vale do Ivaí já estão em situação de alerta em relação ao abastecimento de água. Jandaia do Sul, Cambira, Cruzmaltina e Lunardelli apresentaram queda expressiva no nível dos reservatórios de abastecimento e devem racionar o uso da água.

Em Jandaia do Sul, o tempo seco tem elevado em 25% a demanda diária de água, passando de 4,2 milhões para 5,5 milhões de litros de água por dia. Por esse motivo, a Sanepar colocou em caráter emergencial a operacionalização do poço reserva que fica na captação.

Em Cambira, o consumo fez aumentar em cerca de 20% a produção diária, passando de 1,5 milhões para 1,8 milhões de litros de água.De acordo com a Sanepar, tanto o manancial superficial Ribeirão Cambira, quanto os mananciais subterrâneos (poços), apresentaram queda de vazão. Por isso, foram realizadas melhorias operacionais na rede de distribuição, visando a otimização do abastecimento no município. Ainda assim, caso necessário, o abastecimento será complementado com caminhões-pipa.

Em Cruzmaltina, o poço que abastece o município também tem apresentado queda acentuada na vazão e a Sanepar não descarta a complementação do abastecimento com caminhão-pipa.A mesma medida pode ser tomada em Lunardelli, onde rio Água do Barreiro e o poço que abastecem a cidade, também estão apresentando queda na vazão.

O gerente regional da Sanepar Luiz Carlos Jacovassi afirma que a orientação é para que a população faça uso racional e consciente da água, priorizando o essencial, como alimentação e higiene pessoal.

“Estamos há mais de 80 dias com chuvas não regulares e sem previsão de melhora pelo menos durante o mês de setembro. Pedimos para toda a população que faça uso consciente da água e evite desperdício, como lavar calçadas e carros. Pedimos ainda para que a água do tanque e da máquina de lavar roupas, seja reaproveitada na limpeza, na rega de plantas, além de reduzir o tempo dos banhos, fechar as torneiras ao lavar louça, escovar os dentes e fazer a barba”, disse.

JARDIM ALEGRE

Em Jardim Alegre, os caminhões-pipas estão sendo usados desde anteontem, quando uma pane elétrica afetou o abastecimento de água de toda a cidade.

Molicenter – Ofertas

Farmácia São Lucas

Molipark – Reservas (43)99657-0277

Inauguração Obras Rua Pavão

Assembléia IPR – Clique p/Ler

Rádio Gospel Hits

Solução Informática e Tecnologia

Jornal Edição de Notícias