Notícias Geral

Saúde lança manual e alerta sobre importância da prevenção de quedas de idosos

Lar dos Idosos Recanto do Tarumã.
Compartilhe no WhatsApp

Secretaria de Estado da Saúde realizou um encontro virtual nesta semana para destacar o Dia Mundial de Prevenção de Quedas de Idosos e a Semana Mundial de Prevenção de Acidentes Domésticos. O evento foi promovido em parceria com a Universidade Federal do Paraná (UFPR) e levou em consideração também o aumento de 26,5% no número de atendimentos de idosos devido a quedas nos domicílios entre 2019 e 2020, de 7.319 para 9.238, segundo o Samu.

Além de palestras orientativas, foi lançado o Manual de Prevenção de Quedas para Idosos, elaborado pelo Grupo de Pesquisa em Fisioterapia da UFPR, com apoio da Secretaria da Saúde. O material é dirigido aos idosos, seus cuidadores e familiares, com objetivo de auxiliar este público na identificação dos riscos ambientais nas suas residências, sugerindo adaptações quando necessárias.

“Trata-se de material orientativo e também de alerta para este público. A estimativa é de que o Paraná tenha hoje cerca de 1,7 milhão de idosos. Uma população que requer cuidados e assistência especial”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

Governo do Estado abre vacinação contra a gripe para toda a população
Governador homenageia Arlene Badoch, do Sistema de Transplantes do Paraná
As quedas são ocorrências comuns, porém não normais do envelhecimento, e suas consequências podem ser graves. Medidas simples, que envolvem cuidados com o ambiente, com a saúde, e algumas vezes mudanças de hábitos, podem preveni-las.

“A restrição de mobilidade necessária pela pandemia pode contribuir para o aumento da ocorrência de quedas, uma vez que implica em redução da atividade física e possibilidade de enfraquecimento muscular”, alertou a diretora de Atenção e Vigilância em Saúde, Maria Goretti David Lopes.

“Essa é uma questão que preocupa a Secretaria da Saúde desde o início da pandemia da Covid-19. Em 2020 a Secretaria apoiou o grupo de Fisioterapia e Educação Física da Universidade Estadual de Londrina na divulgação do material orientativo Exercícios físicos para você fazer em casa. Agora estamos lançando o Manual em parceria com a UFPR”, explicou a chefe da Divisão de Saúde do Idoso, Giseli da Rocha.

A Secretaria da Saúde mantém a Linha de Cuidados à Saúde do Idoso prevista no Plano Estadual de Saúde 2020/2023.

MEDIDAS – Entre as principais orientações para a prevenir quedas estão manter ambientes bem iluminados e com interruptores de fácil acesso; evitar sair da cama no escuro e nunca se levantar rapidamente; manter objetos de uso frequente em locais de fácil acesso; evitar os tapetes e, caso sejam necessários, devem ser emborrachados ou antiderrapantes; manter as passagens da casa livres de fios, brinquedos, roupas e quaisquer objetos; e utilizar calçados fechados com solado antiderrapante.

“Entre outras medidas de prevenção, destacamos a atenção com pisos escorregadios e molhados. O banheiro é o ambiente da casa em que acontece a maioria das quedas”, ressaltou a médica especialista em Geriatria da Divisão de Saúde do Idoso, Adriane Miró. Segundo ela, instalar barras de apoio, principalmente ao lado do vaso sanitário e no box, aumenta a segurança.

Saúde alerta sobre detecção do câncer; exames reduziram na pandemia
“Além disso, manter acompanhamento regular da saúde. Alguns medicamentos podem aumentar o risco de quedas e devem ser evitados. Nossa recomendação é de sempre perguntar aos profissionais de saúde se entre os medicamentos em uso há algum desses e usar apenas aqueles prescritos pelo médico”, enfatizou Adriane

“Agindo Deus, quem impedirá?” Is 43:13

Clique para ampliar

Feliz Páscoa

Kombucha da Si – Clique Vídeo

JR Martelinho de Ouro

André Quiroga

Festa do Milho

Jornal Edição de Notícias

Resumo de Notícias Mensal

× Anuncie no site
%d blogueiros gostam disto: