São Pedro do Ivaí, no norte do Paraná, garantiu a segunda melhor nota do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb 2021) no Ensino Fundamental Regular (Anos Iniciais), a nível estadual. Os resultados, divulgados nesta sexta-feira (16) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
O relatório aponta que o município alcançou nota 8,2 ficando atrás apenas de Serranópolis do Iguaçu que atingiu nota 9. O índice da cidade do Vale do Ivaí subiu 1,3 pontos em relação ao Ideb de 2019 divulgado em 2020, quando registrou índice 6,9.
A prefeita de São Pedro do Ivaí, Maria Regina Della Rosa Magri, comemorou o índice, que segundo ela é resultado de um grande trabalho em conjunto que envolve muitos profissionais que se dedicaram, sobretudo, durante a pandemia da Covid-19 para manter o vínculo das crianças com a escola.
As crianças sempre foram prioridade para nossa gestão. Tanto que, na época da pandemia, tomamos o cuidado de montar um kit básico para que todas as crianças tivessem a mesma oportunidade”
– Maria Regina Della Rosa Magri, prefeita de São Pedro do Ivaí,
Magri destaca o trabalho desempenhado em conjunto com as secretarias para levar merenda de qualidade até a casa dos alunos. “Eram encaminhadas bolachas caseiras, pão, iogurte, leite e frutas. Uma merenda de qualidade”, recorda.
A prefeitura também renovou os equipamentos de informática, trocando computadores, impressoras, além da aquisição de playground, câmeras de segurança e livros. Somente neste ano, a prefeitura investiu mais de R$ 4 milhões na folha de pagamento de professores e mais de R$ 8 milhões na folha de pagamento de profissionais, merenda, transporte e compra de equipamentos.
“Tem gente que fala em gasto na educação, mas isso é investimento. E graças a isso e al envolvimento de professores, coordenadores, motoristas, entre outros profissionais”, destaca.
PARANÁ
A Rede Estadual de Ensino do Paraná garantiu o topo do Ideb)= 2021 no Ensino Médio. As escolas públicas do Estado alcançaram a nota 4,6, ultrapassando Goiás e Espírito Santo. O índice subiu 0,2 pontos em relação ao Ideb 2019, divulgado em 2020, quando o Paraná estava em 3º, com 4,4.
Além disso, foi a maior escalada no Ensino Médio entre todos os estados brasileiros na história recente. O Paraná aparecia em 7º em 2017, subiu para 3º dois anos depois e, agora, está em primeiro lugar. A média nacional das redes estaduais, no ensino médio, ficou em 3,9.
Os resultados foram divulgados nesta sexta-feira (16) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) em evento na sede do Ministério da Educação (MEC), em Brasília.
Informações: TNOnline