Sao Pedro do Ivaí

São Pedro do Ivaí criou projeto exemplar de alimentação integrando agricultura familiar, educação e assistência social

Compartilhe no WhatsApp

A preocupação com os efeitos da Pandemia em relação a necessidade das famílias fez com que a Prefeitura de São Pedro criasse o projeto “A Sua Merenda em Casa”, que tem sido um exemplo de soluções locais eficientes que podem ser implantadas pelos municípios. A iniciativa teve o objetivo de prover alimentação saudável e nutritiva para as famílias de alunos das escolas municipais. Ao mesmo tempo, ajudou os agricultores familiares ao adquirir suas produções para distribuição nas casas das crianças assistidas.

A prefeita Maria Regina Della Rosa Magri explicou a origem do projeto: “Nós estudamos soluções para os efeitos da pandemia em todos os grupos da nossa população. E um dos que nós mais nos preocupamos foi o das crianças. Elas passaram a ficar em casa, sem acesso à alimentação que tinham na escola, e em muitas famílias isso foi um grande problema, porque além de ser preciso ter mais comida, ainda tinha caído a renda consideravelmente. E outro grupo muito afetado foi o dos agricultores familiares. Então pensamos em como poderíamos encontrar uma solução de ajudar a todos para passarem por esta fase difícil que estavam vivendo. Organizamos um grupo de trabalho com secretaria de governo, educação, agricultura, a nutricionista do município e montamos este projeto em que todo mundo ganha: crianças e famílias receberam alimentos vindos no campo, nutritivos, como pão e bolacha caseiros, frutas produzidas pelo pequeno agricultor, verduras super saudáveis, carne, iogurte. A ideia não era só enviar alimentos, mas enviar alimentos de valor, saborosos e com muita vitamina, que foram aproveitados não só pelas crianças, mas também pelo pai, pela mãe, pelos avós. E o agricultor familiar, por sua vez, ganhou uma forma de diversificar sua renda, de produzir mais e de garantir vendas em uma época difícil”.

As 340 famílias atendidas (cerca de 1.600 pessoas) receberam ovos, leite, iogurte, frango, verduras, frutas, pão feito em casa, bolachinha caseira, entre outros itens. Além dos alimentos, as famílias ganharam um livro de receitas, que também cumpria seu objetivo dentro do projeto, segundo a prefeita: “Uma vez que conseguimos estruturar tudo, veio uma nova preocupação, que era ajudar as mães a aproveitarem da melhor maneira possível tudo o que recebiam. Então tivemos o cuidado de preparar um livro de receitas, para que auxiliasse desde as mães ainda novas, com menos tempo de cozinha, até as mais experientes, apresentando novas ideias”.

No momento os alunos do ensino fundamental já estão de volta às aulas presenciais, mas o projeto “A Sua Merenda em Casa” vai manter a entrega de alimentos para as crianças de zero a três anos que ainda precisam ficar em casa.

“Agindo Deus, quem impedirá?” Is 43:13

Dia do Trabalhador

Clique para ampliar

Kombucha da Si – Clique Vídeo

JR Martelinho de Ouro

André Quiroga

Clique para ouvir

Festa do Milho

Jornal Edição de Notícias

Resumo de Notícias Mensal

× Anuncie no site
%d blogueiros gostam disto: