Início » Saiba como descobrir doenças e outros problemas através das unhas
Notícias Geral

Saiba como descobrir doenças e outros problemas através das unhas

Compartilhe no WhatsApp

O estado das unhas das mãos e dos pés podem dizer muita coisa sobre nossa saúde. Apesar de a negligenciarmos muitas vezes, elas podem trazer informações importantes sobre o bem-estar geral, nos indicando, inclusive, uma condição médica subjacente grave.

No entanto, é necessário ficar atento, pois os sinais são sutis, como uma mudança de cor ou formato. Então, se você acha que suas unhas andam frágeis, moles e quebradiças, talvez seja o momento de investigar a causa!

Linhas verticais – As linhas verticais das unhas (linhas com ondulações, também chamadas de sulcos ou linhas longitudinais), são geralmente um sinal de envelhecimento. O nome clínico desta condição é onicorrexe.

A onicorrexe também pode ser causada por deficiência de ferro, ácido fólico ou proteína. À medida que as unhas envelhecem, a sua capacidade de absorção de nutrientes diminui, afetando posteriormente o seu crescimento.

Leuconíquia – A leuconíquia descreve uma descoloração parcial ou totalmente esbranquiçada da unha. Existem várias causas potenciais para esse distúrbio ungueal específico.

Embora geralmente não seja um sinal alarmante, a leuconíquia às vezes pode ser indicativa de distúrbios sistêmicos graves ou condições congênitas. Doenças cardíacas, insuficiência renal, colite ulcerosa e pneumonia têm sido associadas à doença. A leuconíquia também é conhecida por desmascarar o envenenamento por arsênico e chumbo.

O baqueteamento digital geralmente se desenvolve ao longo de vários anos e está associado a uma série de doenças, principalmente do coração e dos pulmões. Mas também pode ser indicativo de cirrose hepática, problemas gastrointestinais ou baixos níveis de oxigênio no sangue.

Unhas de Terry – As unhas de Terry são uma condição física em que a unha não tem lúnula (a área esbranquiçada em forma de meia-lua no início da unha) e parece branca, exceto por uma estreita faixa vermelha ou rosa na parte superior.

Embora às vezes as unhas de Terry se desenvolvam devido ao envelhecimento, pode ser um sintoma de uma condição médica grave. Ocorre frequentemente no contexto de insuficiência hepática, cirrose, diabetes mellitus, insuficiência cardíaca congestiva, hipertireoidismo ou desnutrição. Aliás, o distúrbio recebeu o nome de Richard Terry, que em 1954 descreveu unhas brancas em 82 de 100 pacientes consecutivos com cirrose.

Paroníquia – A paroníquia é uma infecção nas unhas que ocorre quando uma bactéria penetra na pele ao redor da unha.

Se não for tratada imediatamente, a paroníquia pode evoluir para um abscesso definitivo e doloroso. A condição pode ser aguda ou crônica.

Ausência de lúnula – A lúnula é a área branca na base da unha. Não conseguir ver uma lúnula, ou meia-lua, nas unhas pode ser um sinal de um distúrbio médico subjacente (embora algumas pessoas notem apenas uma lúnula nos polegares, e não em todos os dedos).

A ausência de lúnulas pode indicar anemia, desnutrição e, curiosamente, depressão. As descobertas relatadas pelo Centro Nacional de Informações sobre Biotecnologia dos EUA também sugerem que a ausência de lúnula pode indicar uma doença renal subjacente.

Onicólise – A onicólise é uma condição médica comum caracterizada pelo descolamento espontâneo da unha do leito ungueal.

A separação da lâmina ungueal não dói, mas desagradável e é causada por lesão nas unhas, fungos ou doenças de pele, como psoríase.

Melanoníquia – Melanoníquia é a descoloração marrom ou preta de uma unha. É caracterizada pela descoloração marrom-escura da lâmina ungueal, muitas vezes aparecendo como uma faixa vertical.

Um caso suspeito de melanoníquia nunca deve ser ignorado. Aparecendo nas unhas das mãos e dos pés, o distúrbio ocorre quando as células pigmentares, chamadas melanócitos, depositam melanina – pigmento de cor marrom – na unha. Existem dois processos primários: ativação melanocítica, cujas causas podem incluir gravidez, lúpus e câncer de pele; e hiperplasia melanocítica, cujas causas podem incluir manchas ou marcas de nascença e câncer de unha.

Unhas onduladas ou esburacadas – Uma unha que parece ondulada ou esburacada, e também descolorida, com a pele sob a unha de um marrom avermelhado perceptível, pode ser indicativa de uma série de distúrbios.

Na verdade, as unhas onduladas ou esburacadas podem ser um sinal precoce de psoríase, ou artrite inflamatória.

Onicomadese – Os Intitutos Nacionais de Saúde dos EUA (NIH) define onicomadese como a separação proximal da lâmina ungueal da matriz ungueal devido a uma cessação temporária do crescimento ungueal. Em outras palavras, destruição de unhas.

A onicomadese tem sido atribuída a infecções virais, doenças autoimunes, efeitos colaterais de medicamentos e traumas físicos. Uma das causas em crianças são a doença de pé-mão-e-boca. Essa condição geralmente melhora sozinha em sete a 10 dias.

Linhas de Beau – As linhas de Beau são saliências horizontais ou marcas em uma ou mais unhas das mãos ou dos pés. Elas são um sinal de que uma doença, lesão ou problema de pele interrompeu o crescimento das unhas.

As linhas de Beau sinalizam uma série de distúrbios médicos, incluindo infecções e diabetes, que não estão bem controlados. Também é indicativo de sarampo, caxumba e pneumonia, entre outras doenças. Quando a linha de Beau atinge sua profundidade máxima, pode ocorrer uma condição conhecida como onicomadese.

Fungo nas unhas – O fungo nas unhas é uma infecção comum. A condição geralmente afeta as unhas dos pés, mas às vezes também pode ocorrer nas unhas das mãos.

Medicamente descrito como onicomicose, o fungo nas unhas começa como uma mancha branca ou marrom-amarelada sob a ponta da unha. Se não for tratada, pode facilmente se espalhar para o resto do corpo, causando coceira, vermelhidão e rachaduras na pele.

Unhas em colher – Unhas em colher, condição clinicamente descrita como coiloníquia, afeta o formato das unhas, uma deformidade onde a porção central da unha fica afundada e as faces laterais da unha são elevadas para lhe conferir um formato de colher.

Geralmente, a coiloníquia ocorre devido a um processo de doença subjacente ou a um processo congênito. Deficiência de ferro, anemia ou um problema hepático chamado hemocromatose são duas causas possíveis.

Unhas roídas – Unhas roídas crônicas, problema também conhecido como onicofagia, pode promover infecção e causar dor na pele ao redor das unhas. Em casos graves, o hábito pode danificar o leito ungueal e causar o desaparecimento das unhas.

Danos a longo prazo causados por roer unhas são raros. Mas isso acontece, especialmente se você engolir as unhas roídas, o que pode transportar bactérias para a boca e o intestino.

Fontes: (American Academy of Dermatology) (DermNet) (WebMD) (NHS) (NIH) (National Center for Biotechnology Information) (ScienceDirect) (Stars Insider)

“Agindo Deus, quem impedirá?” Is 43:13

Pousada Por do Sol

JR Martelinho de Ouro

André Quiroga

Junior Baby

Clique para ouvir

Kombucha da Si – Clique Vídeo

Jornal Edição de Notícias

Resumo de Notícias Mensal

× Anuncie no site
%d blogueiros gostam disto: