Arapongas

Reunião prepara investimentos para reduzir transtornos da linha férrea em Arapongas

Na foto: Prefeito eleito em Jandaia do Sul, Lauro Júnior, o Atual Prefeito de Jandaia, Ditão Pupio, o Prefeito de Arapongas, Sérgio Onofre com a Deputada Luiza Canziani e Grupo DNIT
Compartilhe no WhatsApp

O prefeito Sérgio Onofre esteve em Brasília nesta terça-feira (24), onde participou de reunião no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) para tratar sobre a execução de obras que possam resolver os transtornos causados pela circulação de trens no perímetro urbano. Sérgio esteve acompanhado pela deputada federal Luísa Canziani (PTB). “No ano que vem, o governo federal vai renovar as concessões da malha ferroviária Sul e nosso trabalho é incluir as obras reivindicadas pelo prefeito Sérgio Onofre e pela população de Arapongas no futuro contrato”, afirma a deputada. Também participaram da reunião o diretor de Infraestrutura Ferroviária, Marcelo Chagas, o coordenador geral de Obras Ferroviárias, Jean Carlo Trevizolo de Souza, e o analista em Infraestrutura de Transportes, Anderson Benedito Sass Murbac.
Andréa Lapenda de Moraes Barbosa, diretora de projetos da Geo Sistemas, empresa que venceu a licitação do DNIT para fazer os estudos de viabilidade técnica e ambiental (EVTEA), informou que a ordem de serviço é do dia 10 deste mês. “Agora eles estão elaborando o diagnóstico e o levantamento dos dados. Para isso, foi agendada uma visita técnica no início de dezembro”, afirma o prefeito Sérgio Onofre. No caso de Arapongas, entre outros transtornos, há pelo menos sete pontos onde o tráfego é frequentemente estrangulado pela movimentação dos trens.
O prazo para a elaboração do estudo, que vai se estender por outros municípios atingido pela rede ferroviária, é de 210 dias. É o diagnóstico que vai indicar as soluções para equacionar o conflito ferrovia x cidade. “A diretoria do DNIT explicou que essas obras em algumas cidades podem ser a construção de viadutos, para outras a elevação de nível, construção de trincheiras etc. Só depois da visita técnica e da elaboração do diagnóstico é que haverá uma definição sobre o conjunto de obras necessárias para resolver o problema na cidade”, acrescenta o prefeito. 
Sérgio Onofre destacou o empenho da deputada Luísa Canziani e classificou a reunião como muito positiva, pois percebeu o interesse do governo federal de fazer com que os investimentos no setor deslanchem. “A renovação do contrato de concessão da malha viária federal é a grande oportunidade do governo de fazer com que esse serviço seja muito mais eficiente e, ao mesmo tempo, resolver problemas que se arrastam há muitos anos nas cidades, que se desenvolveram em torno dos trilhos e hoje pagam um preço alto por isso”, finaliza Sérgio Onofre.

Na foto: Prefeito eleito em Jandaia do Sul, Lauro Júnior, o Atual Prefeito de Jandaia, Ditão Pupio, o Prefeito de Arapongas, Sérgio Onofre com a Deputada Luiza Canziani e Grupo DNIT

“Agindo Deus, quem impedirá?” Is 43:13

Dia do Trabalhador

Clique para ampliar

Kombucha da Si – Clique Vídeo

JR Martelinho de Ouro

André Quiroga

Festa do Milho

Pedal de São Benedito

Jornal Edição de Notícias

Resumo de Notícias Mensal

× Anuncie no site
%d blogueiros gostam disto: