Na última quarta-feira, 27, o Comitê Intersetorial de Saúde Mental (CISM), realizou nas dependências da Prefeitura Municipal de Arapongas, a 28ª reunião para a apresentação e aprovação do Protocolo Municipal de Saúde Mental. A oportunidade foi conduzida pelo secretário municipal de Saúde e também coordenador do Comitê, Moacir Paludetto Jr, e pelo presidente e coordenador adjunto, Eucir Antônio Zanatta. “A reunião oportunizou momento de diálogo, integração e aprimoramento da Rede, aprimorando a assistência em saúde mental do município nos seus diferentes cenários”, afirma Zanatta.
Ainda conforme informações, o Protocolo Municipal de Saúde Mental foi elaborado de forma conjunta com seus diversos atores sociais e segmentos, com objetivo de qualificar a Rede de Atenção Psicossocial de Arapongas, na execução, direcionamento e na atenção e acolhimento aos pacientes com transtorno mental.
O secretário da pasta, Moacir Paludetto Jr, reafirma o compromisso do município na atenção à saúde como um todo. “Arapongas tem uma rede ampla e de qualidade para atender a demanda da população. No que se diz respeito à saúde mental, nós temos avançado e queremos crescer ainda mais. Com atendimentos humanizados e de qualidade para toda a população”, salientou.
CAPS’i
Foram apresentadas também informações sobre o Centro de Atenção Psicossocial Infantil – CAPS’i; em fase final de implantação, abordando assuntos sobre a estruturação e recursos humanos a serem executados. A previsão é de que o espaço seja inaugurado em dezembro. “O primeiro CAPS Infantil de Arapongas que será porta de entrada para crianças e adolescentes com idade até 17 anos, 11 meses e 29 dias, que apresentam prioritariamente sofrimento psíquico por consequência de transtornos mentais graves e persistentes, assim como pela relação do uso de substâncias psicoativas, abrangendo ainda situações clínicas que impossibilitam estabelecer vínculos sociais”, explica o secretário da pasta, Moacir Paludetto Jr.
Participaram também representantes de diversos segmentos do setor público e privado, como a Segurança Pública, o Conselho Tutelar, a Atenção Básica, a Educação, o Centro de Atenção Psicossocial, CAPS’i, os Pronto Atendimento 24h Alberto Esper Kallas e a Unidade de Pronto Atendimento – UPA, administrados pelo Instituto HUMANIZA, além do Centro POP, a Semas, APAE, os Hospitais Gerais, Santa Casa e HONPAR, o SAMU e também o Ministério Público.
Pref. de Arapongas