Na última semana, o Comitê Municipal Intersetorial da Primeira Infância esteve reunido com o prefeito Sérgio Onofre, além do secretário de Governo, Rafael Cita, para tratar da elaboração de um Plano Municipal Pela Primeira Infância. Atualmente, a estruturação de atividades voltadas para a proteção e defesa dos direitos da criança – da fase de gestação até os seis anos de idade, são desenvolvidas por meio da integração da Secretaria de Educação, Assistência Social, Saúde CMDCA e Conselho Tutelar, além do apoio de outras secretarias coligadas. “Apresentamos o projeto ao prefeito. Isso vem para solidificar ainda mais as políticas públicas voltadas para a primeira infância em nosso município”, falou o coordenador do Comitê e vereador, Marcelo Júnio. A iniciativa conta também com a participação da pedagoga Mariana Zanetti. O prefeito Sérgio Onofre reafirmou a importância da soma de ações estratégicas de todas as secretarias. “Todas juntas em um único propósito. Fortalecendo as iniciativas que garantam ensino de qualidade, atenção e cuidados com as nossas crianças”, afirmou.
Plano Municipal
O Plano Municipal Pela Primeira Infância (PMPI) será desenvolvido através de cinco eixos centrais. Sendo eles: Saúde, Nutrição, Segurança e Proteção, Aprendizagem e Cuidados Responsivos. A iniciativa quer melhorar, ampliar ou integrar ações que garantam os direitos das crianças e famílias.
Participaram também a secretária de Assistência Social, Terezinha Canassa, secretário do Meio Ambiente, Renan Manoel, secretário de Cultura, Geison Cortez, secretário de Desenvolvimento, Paulo Grassano, secretário de Esporte, Altair Sartori, secretária de Segurança Alimentar, Niele Melo, secretário de Segurança, Paulo Argati e gerente da Saúde, Sandra Onofre.