Início » Representante da Apae de Cambira recebe homenagem pela contribuição em favor da causa da deficiência intelectual 
Cambira

Representante da Apae de Cambira recebe homenagem pela contribuição em favor da causa da deficiência intelectual 

Compartilhe no WhatsApp

A Assembleia Legislativa do Paraná homenageou na tarde desta quarta-feira (23) uma série de personalidades que se destacam e contribuem para a causa da deficiência intelectual em todo o estado do Paraná. A sessão solene proposta pelo deputado Pedro Paulo Bazana (PSD) reuniu lideranças, presidentes de entidades, gestores, militantes da área, voluntários, pessoas com deficiência e outras personalidades que contribuem com a luta. A solenidade faz parte das comemorações em alusão à Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. Vinte e duas pessoas foram homenageadas com títulos de menção honrosa confeccionados pelo Poder Legislativo. Uma das homenageadas foi a representante da Apae de Cambira , Ana Carolina de Carvalho. Ela que foi aluna da Apae e auto defensora dos alunos da federação da Apae. O presidente da Câmara Rodrigo Rodrigues também esteve presente no evento. A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla foi instituída pela Lei nº 13.585/2017 e visa ao desenvolvimento de conteúdos para conscientizar a sociedade sobre as necessidades específicas de organização social e a instituição de políticas públicas para promover a inclusão social desse segmento populacional, além de combater o preconceito e a discriminação. Para o deputado Bazana, o voluntariado é capaz de promover a mobilização e participação social, além de fomentar a cidadania e o engajamento de indivíduos em ações coletivas para transformar e desenvolver a sociedade.

“Nós estamos comemorando a Semana da Pessoa com Deficiência em todo o Brasil, que serve para dar visibilidade para a causa. Esta solenidade é para homenagear e agradecer essas pessoas que tanto fizeram pela educação especial do nosso Paraná. São pessoas que estão há muitos e muitos anos fazendo esse trabalho em prol da pessoa com deficiência e da educação especial em nosso Estado”, explicou. Voluntária há trinta e seis anos, a conselheira Fiscal da Federação das Apaes do Paraná (Feapaes-PR), Clecy Aparecida Grigoli Zardo, representou os homenageados durante a solenidade. “Nem no melhor dos meus sonhos eu poderia imaginar que um dia a Assembleia prestaria esta homenagem. E não é só o movimento apaeano, mas a todos aqueles que dedicaram suas vidas à pessoa com deficiência. É muita alegria, nós estamos muito agradecidos. Ser voluntário é um trabalho que você faz porque faz, essa é a vida do voluntariado. Acho que o que a gente faz na vida são as coisas pelas quais precisamos lutar. Eu agradeço a Deus a oportunidade de ter tido uma família que entendeu que era essa a minha vocação e que estar nesse trabalho social era o que eu gostaria”, disse. A presidente do Conselho de Ações Solidárias e Voluntariado da Assembleia Legislativa do Paraná, Rose Traiano, reforçou a necessidade do trabalho conjunto entre órgãos públicos e entidades voluntárias para a promoção da inclusão. “Eu vejo esta homenagem como um grande ganho. Eu acho que nós temos de somar forças nestas pautas de inclusão e a conscientização. Assim, ajudamos as famílias que tanto necessitam. As famílias atípicas têm um trabalho muito grande. Sabemos das dificuldades do dia-a-dia. Então é muito importante que a gente conscientize cada vez mais a sociedade em prol dessa causa”, lembrou. O desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJ-PR), José Américo Penteado De Carvalho, destacou a importância da homenagem. “Todo evento que conserva a memória e incentiva a valorização do ser humano é da maior importância, pois as pessoas e suas famílias se unem justamente por essa causa tão humana, tão importante para a inclusão e a garantia da autonomia”. Recursos O secretário de Educação do Estado do Paraná, Roni Miranda, listou uma série de ações do governo estadual para a inclusão da pessoa com deficiência.

“Agindo Deus, quem impedirá?” Is 43:13

Clique para ampliar

Kombucha da Si – Clique Vídeo

JR Martelinho de Ouro

André Quiroga

Clique para ouvir

Noite de Queijos e Vinhos

Jornal Edição de Notícias

Resumo de Notícias Mensal

× Anuncie no site
%d blogueiros gostam disto: